Celebração da fé: Fiéis se reúnem para montar tapetes de Corpus Christi no Centro Histórico de Paranaguá


Por Amanda Batista Publicado 08/06/2023 às 14h54 Atualizado 18/02/2024 às 13h38

Os fiéis de Paranaguá se reuniram num esforço comum de montar 800 metros de tapetes em homenagem ao Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, celebrado nesta quinta-feira (8). A tradição de confeccionar os tapetes com areia colorida, café, serragem e tampinhas de garrafa acontece pela segunda vez após a pandemia e reúne católicos de todas as idades.

Além da homenagem exposta na Rua Conselheiro Sinimbú, também aconteceu uma missa às 15h, presidida pelo bispo Dom Edmar Peron, e a procissão pelas ruas do Centro Histórico.

Para o padre Dirson Gonçalves, reitor do Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio, o feriado de Corpus Christi, celebrado por católicos de todo o mundo, é um dia para os fiéis demonstrarem sua fé em Jesus e na Santa Eucaristia.

É um dia de todos os católicos mostrarem publicamente a sua fé e mostrarem Jesus presente na Santa Eucaristia. É um momento de celebração, por isso é tão bom ver as comunidades das diversas paróquias se reunindo e utilizando seu talento para fazer esta obra”, diz o padre.

Dona Odete Pereira, de 74 anos, é um dos membros que participa ativamente da confecção. Católica de berço, ela conta que todo ano faz questão de ajudar a montar os tapetes por onde o sacerdote passa carregando o Ostensório, símbolo da hóstia sagrada.

É uma celebração muito bonita e todos nós nos empenhamos para finalizá-la da melhor forma. Um ajuda o outro, doa material, pede conselhos sobre os desenhos. Nós chegamos aqui cedinho e fomos fazendo com ajuda dos jovens. De vez em quando até dá uma dor nas costas, mas quando você tem Deus no coração, arranja força para fazer qualquer coisa”, afirma.

Enquanto Dona Odete já participou de tantas celebrações que não sabe dizer o total, Clara dos Reis, uma jovem de apenas 17 anos da paróquia Nossa Senhora do Navegantes, na Ilha dos Valadares, conta que é a primeira vez que participa da montagem.

Eu sempre vinha na missa e na procissão de Corpus Christi, mas essa é a primeira vez que estou ajudando com os tapetes. Participar dessa homenagem é uma tradição de família e poder ajudar com toda nossa paróquia reunida é algo muito especial”, destaca.

Como uma das coordenadoras do grupo de 22 jovens da paróquia, ela conta que a celebração solene é uma oportunidade para os membros da igreja irem além das atividades cotidianas e demonstrarem sua fé por meio de obras.

Esse trabalho tem uma importância gigante porque aqui a gente demonstra nossa fé, independente dos obstáculos, do sol, tudo isso é para Jesus”, acrescenta.

O padre Emerson Zella, pároco da Catedral Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, convida católicos e cristãos para participarem da celebração. “Todos estão convidados para vir participar conosco neste dia 8 de junho da festa de Corpus Christi, que neste ano está acontecendo na Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário. Todas as outras paróquias estão se dirigindo para juntos, às 15h, celebrarmos a Santa Eucaristia”, convoca o padre.

Corpus Christi

Corpus Christi é uma festa que faz parte das tradições da Igreja Católica desde a criação da celebração no século XIII. Nessa data, celebra-se o sacramento da eucaristia, um dos principais elementos do catolicismo.

A expressão Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. Assim como o nome sugere, a festa foi criada em referência ao sacramento da eucaristia. Esse sacramento é realizado como forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo e nele é consumido um pedaço de pão, símbolo do corpo de Cristo, e ingerido um pouco de vinho, símbolo do sangue de Cristo.

*Com informações do Mundo Educação