Censo 2022 no Litoral está atrasado; agentes censitários pedem apoio da população


Por Luiza Rampelotti Publicado 07/11/2022 às 15h54 Atualizado 17/02/2024 às 20h56

Você sabe para que serve o Censo Demográfico? É uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que, além de contabilizar a população brasileira, coleta dados sobre frequência à escola, renda, taxa de ocupação, cobertura e coleta de lixo, saneamento, energia pública e acesso à internet.

Todas essas informações são cruciais para que o governo e entidades do terceiro setor possam elaborar políticas públicas. Além disso, as referências disponibilizadas na pesquisa do IBGE também são utilizadas em trabalhos acadêmicos e para a organização de planos estratégicos em empresas privadas.

O Censo 2022 começou em 1º de agosto e tinha previsão de ser encerrado em 31 de outubro, porém, a coleta de dados está atrasada, uma vez que a população não tem sido colaborativa em atender aos pesquisadores do IBGE. Por isso, o prazo de coleta de informações foi prorrogado até o início de dezembro.

O Censo Demográfico é a pesquisa estatística mais importante realizada no Brasil. Este é o único trabalho censitário que visita todos os 89 milhões de domicílios dos 5.570 municípios espalhados pelo território nacional. Em Paranaguá, 135 recenseadores estão trabalhando na campanha e, no Litoral, são cerca de 300.

Recusa por parte dos moradores

Aqui em Paranaguá estamos com 45% dos setores em andamento e 29% não iniciados. Tivemos muito problemas com alto índice de recenseadores desistentes, houve muitas recusas por parte dos moradores e, devido às ausências de moradores no horário comercial, alguns recenseadores trabalham até mesmo em horário noturno para poder fazer os questionários. O sistema não exclui determinada residência até que o recenseador visite o imóvel por no mínimo 4 vezes”, explica o Agente Censitário Municipal Adilson Mendes.

Ele destaca que o recenseamento da população em todo o Litoral está atrasado, e a coleta de dados está precisando de maior abertura dentro da comunidade. “Serão as informações coletadas que guiarão o planejamento de políticas públicas para os próximos 10 anos”, diz.

Adilson comenta que o principal problema encontrado para à falta de receptividade da população é a desinformação sobre o Censo 2022 e desconhecimento dos canais de acesso ao IBGE. Ele pede para que a comunidade litorânea acolha as equipes de trabalho.

Solicitamos ao morador que se, porventura, alguém não tenha sido recenseado e desejar fazer a coleta, poderá ligar ao IBGE e solicitar a entrevista. Caso precise tirar dúvidas, o telefone do escritório do IBGE de Paranaguá é (41) 3423-0090”, conclui o agente censitário municipal.