Centro Comunitário Profissionalizante completa um ano formando nova mão de obra em Matinhos


Por Luiza Rampelotti Publicado 02/08/2023 às 13h20 Atualizado 18/02/2024 às 19h00

O Centro Comunitário Profissionalizante (CCP) Mário Braga, em Matinhos, já formou quase 500 alunos em seus cursos profissionalizantes ao longo de um ano de atuação. O prefeito José Carlos do Espírito Santo (Podemos), o Zé da Ecler, avalia o local como “um sonho que se tornou realidade e que tem transformado a vida de centenas de moradores”.

A estrutura já existia, no bairro Tabuleiro, contudo, o espaço estava abandonado. Com uma nova proposta de atuação e um prédio completamente recuperado e revitalizado, o CCP busca ser uma peça fundamental no impulsionamento do mercado de trabalho local.

Ao longo desse primeiro ano de atividades, o Centro Comunitário Profissionalizante ofereceu diversos cursos, capacitando centenas de profissionais que já se encontram inseridos em suas novas funções. Zé da Ecler destaca que o centro não apenas fornece mão de obra qualificada, mas também tem contribuído para o desenvolvimento econômico da região.

Yara Santos Cunha é ex-aluna do curso de Panificação. Foto: Prefeitura de Matinhos

Entre os alunos formados pelo CCP, cada história é única e inspiradora. Yara Santos Cunha, ex-aluna do curso de Panificação, expressa sua satisfação com a experiência. “Eu gostei, foi bem legal! Aprendi uma coisa que nunca imaginei que fosse fazer; panetone. Acho que é algo difícil, é para quem é profissional mesmo, e em dois dias aprendi a fazer. Até hoje faço e dá para ganhar dinheiro com isso”, diz.

Nahana Pereira, ex-aluna do curso de Turismo, destaca a importância da capacitação nessa área. “Matinhos é uma cidade nova, mas com bastante história, então aprendi muito nessa parte do turismo”, comenta.

Nahana Pereira fez o curso de Turismo no CCP Mário Braga. Foto: Prefeitura de Matinhos

Contribuição profissional e pessoal

As formações oferecidas pelo CCP têm gerado um impacto significativo na vida dos alunos, não apenas no âmbito profissional, mas também no pessoal. O centro tem colaborado para a inserção de novos profissionais no mercado, incluindo manicures, confeiteiras, pedreiros e outros. Os cursos de administração, construção civil e informática também têm sido bastante procurados, beneficiando inúmeras famílias.

Sueli Scheiffer é aluna de Iniciação à Informática. “Quanto mais você evolui, mais você contribui”, avalia. Foto: Prefeitura de Matinhos

Sueli Scheiffer, aluna de Iniciação à Informática, ressalta o papel do CCP na evolução pessoal e na contribuição para a cidade. “Contribui com a cidade também, porque quanto mais você evolui, mais você contribui“, avalia.

Já o aluno Valdir Pereira, também do curso de Iniciação à Informática, aproveita a oportunidade para agradecer à Prefeitura e exaltar o trabalho realizado no prédio do CCP. “Eu moro aqui e esse prédio estava abandonado no bairro, o prefeito deu uma reciclada e ativou. Isso é de graça, está aí para quem quiser, os caras são profissionais e é ótimo”, comenta.

A secretária municipal de Assistência Social, Enélida Ramos de Lima, comemora o sucesso do primeiro ano do Centro Comunitário Profissionalizante e destaca a importância das parcerias com instituições como o Sebrae, Senai e Sesc, além da equipe de apoio que tem permitido o contínuo crescimento do centro.

Um ano de CCP, mais de 400 pessoas formadas e mais cursos estão para vir. Temos as nossas parcerias com o SEBRAE, SENAI, SESC, uma equipe de apoio muito forte. A gente não deixa parar, se o aluno não vai nós vamos até ele. A procura está bem grande”, conclui.

A secretária de Assistência Social, Enélida Lima, ressalta a importância das parcerias para o oferecimento de cursos profissionalizantes no local. Foto: Prefeitura de Matinhos

Para obter informações detalhadas sobre os cursos disponíveis, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 0800 397 1600, discando o ramal 787 para obter informações sobre o CCP Mário Braga (Avenida Paraná, nº 462, ao lado do Centro Municipal de Fisioterapia e Abastecimento).