Centro de Autismo de Paranaguá zera fila de espera; 275 crianças estão sendo atendidas


Por Luiza Rampelotti Publicado 09/05/2023 às 14h26 Atualizado 18/02/2024 às 11h00
Centro de Autismo oferece terapias especializadas tanto para crianças com o transtorno quanto para seus pais. Foto: SEMEDI

Tratamento especializado para crianças com autismo e, inclusive, para seus pais. Esse é o objetivo do Centro Educacional Municipal de Referência ao Transtorno do Espectro Autista (CEMR-TEA) de Paranaguá, que garante com que autistas se desenvolvam da maneira mais saudável possível e que seus familiares tenham o apoio necessário para lidar com o transtorno.

Com uma demanda crescente, o Centro de Autismo, que atende apenas alunos da rede municipal de ensino encaminhados através do Centro Municipal de Avaliação Especializada (CMAE), conseguiu zerar a fila de espera para atendimento. Atualmente, são 275 crianças recebendo as terapias especializadas oferecidas.

De janeiro até abril deste ano, o Centro de Autismo recebeu 275 crianças, número que já supera os atendimentos de 2022”, diz a secretária municipal de Inclusão, Camila Leite, responsável pelo espaço.

De acordo com ela, o resultado é fruto da atuação da equipe que trabalha no Centro de Autismo, que atualmente conta com 12 profissionais divididos em áreas como: estimulação precoce, ensino estruturado, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, nutrição e fisioterapia. A secretária também ressalta que os profissionais formam uma rede de apoio para os pais, dando suporte para a estrutura familiar.

A inclusão em Paranaguá é referência para outros municípios. Nossos profissionais são capacitados e, diariamente, fazem a diferença para que alcançássemos essa marca tão significativa que é a de zerar a fila. Só quem precisa do Centro de Autismo conhece o trabalho diferenciado que é executado aqui”, afirma Camila Leite.

Centro de Autismo

Inaugurado em junho de 2020, através da atuação da primeira-dama e madrinha da área de inclusão da Prefeitura, Amanda Roque, o Centro de Autismo se tornou uma iniciativa inédita para o atendimento de crianças com o transtorno. O espaço é o segundo do Paraná; atualmente, apenas Curitiba e Paranaguá possuem um.

O local está situado na Rua Vereador Salim Chede, 240 – em frente ao Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas. Para acessar os serviços é necessário um encaminhamento feito pelo Centro Municipal de Avaliação Especializada, que avalia alunos da rede municipal de ensino que apresentem possíveis sintomas e realiza o diagnóstico.

Segundo a secretária Camila Leite, em breve, as crianças autistas e/ou com outras deficiências contarão com mais uma terapia especializada: a equoterapia, feita com cavalos. “Estamos finalizando o projeto para poder implantar na Secretaria de Inclusão em parceria com a secretaria de Meio Ambiente”, conclui.

*Com informações da Prefeitura de Paranaguá