Centro de Estudos do Mar de Pontal do Paraná é destaque nacional por excelência em pesquisas


Por Redação Publicado 03/07/2021 às 00h30 Atualizado 16/02/2024 às 06h46
Centro Estudo Pontal do Paraná

O Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar (CPP-CEM), localizado nos balneários de Pontal do Sul e Mirassol, é referência nacional nas pesquisas de cuidado e preservação da vida marítima e do ecossistema. Tendo formado mais de 2400 alunos desde sua fundação em 1982, a instituição conta com cursos de qualidade reconhecidos pelo Ministério da Educação e se destaca pelos inúmeros projetos que envolvem o desenvolvimento sustentável e inovação no litoral paranaense.

Para o diretor do campus, professor Talal Suleiman Mahmoud, os 580 alunos de graduação e os 40 de pós-graduação não só se aprimoram enquanto profissionais, mas também influenciam na qualidade de vida dos moradores e da biodiversidade paranaense em cada atividade comunitária que realizam. “Nossa missão é promover a educação de excelência nas áreas de Ciências do Mar e em Engenharias, fazendo um ensino, pesquisa e extensão, de ponta”, diz o professor que também acredita ser “essencial” para a comunidade do litoral o apoio de um espaço universitário. “Hoje podemos dizer que estamos inseridos de forma irreversível no município e na região visto a quantidade de atividades e participação em tantas comissões, sejam municipais, estaduais e federais”, diz o diretor do campus.

Atualmente, o CPP-CEM conta com cinco cursos de graduação: licenciaturas em Ciências Exatas (Física, Matemática ou Química); Engenharia Civil; Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia de Aquicultura e Oceanografia; além de mestrado e doutorado disponíveis nas áreas de Sistemas Costeiros e Oceânicos e uma especialização em Educação Ambiental Marinha e Costeira.

Atuação mesmo durante a pandemia

Em 2020 o setor educacional sofreu uma grave crise devido à dificuldade de manter os estudantes, professores e profissionais em um mesmo ambiente, mas, mesmo com a necessidade de descobrir novas formas de dar continuidade aos projetos, o CPP-CEM manteve as atividades de suas linhas de pesquisa e as aulas vêm acontecendo de forma remota para garantir a segurança dos alunos e funcionários, mas mesmo em meio ao distanciamento e incertezas, inúmeros projetos seguem em execução, como a recuperação do canal da Lagoa Amarela da Praia de Leste e a captação de água da chuva para uso em escolas de ilhas do litoral, além de ações próprias relacionadas à pandemia de Covid-19. “Desde o início da pandemia a UFPR, bem como nosso campus, busca investir intensamente em ações contra a Covid-19, desde pesquisas sobre o desenvolvimento de vacinas, testes rápidos de identificação da Covid, testagem de assintomáticos, produção de face shields, álcool padrão OMS, entre outros”, ressalta Talal Suleiman Mahmoud, que também explica que há auxílios da instituição à comunidade, como entrega de cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade.

Por Brayan Valêncio