Chapa 1, de Nando da Luz, vence as eleições da Estiva; 840 votantes participaram do pleito


Por Luiza Rampelotti Publicado 04/09/2022 às 20h47 Atualizado 17/02/2024 às 16h34

Domingo (4) marcou uma nova página na história mais que centenária do Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná (Sindestiva). A eleição organizada pela Junta Governativa, que estava assumindo a direção da entidade desde a destituição do ex-presidente Izaías da Silva Junior, em maio deste ano, confirmou que a categoria busca por mudanças.

João Fernando da Luz, mais conhecido como Nando, da Chapa 1, foi o vencedor do pleito que reuniu 4 chapas que buscavam a eleição. Ele obteve 425 votos do total de 840 votantes que estiveram presentes na Chácara da Estiva, das 8h às 17h.

Há 39 anos como estivador, Nando já participou da diretoria do sindicato em 1995. “Lutei muito no passado, em 1995, quando fui diretor, pela confirmação no Brasil da convenção da OIT 137, que foi promulgada em Estocolmo em 73. Conseguimos transformá-la em lei para que fosse válida aqui, isso trouxe para o trabalhador uma certa segurança, ou seja, toda família que depende do porto hoje tem o direito de entrar no porto para trabalhar. Agora, o que está faltando é adequar a situação atual, porque a gestão anterior do sindicato foi um desastre. Esse é o nosso foco, arrumar a nossa casa”, disse.

O novo presidente e sua diretoria assumirão a posse do Sindestiva no dia 12 de setembro e farão a gestão da entidade até 2024. Segundo ele, seu principal objetivo é buscar receitas para a Estiva. “Sem receitas, o resto é jogar conversa fora”, comentou.

Chapa 1 recebeu 425 votos e foi eleita em primeiro turno


Estivador pode voltar a ter esperança”, diz Nando


Nando relembrou que o sindicato está com a Convenção Coletiva de Trabalho atrasada há um ano, bem como os Acordos Coletivos de Trabalho com a Fospar e com o Terminal de Contêineres de Paranaguá. “Nossa principal proposta é correr atrás dessas receitas, porque a classe está perdendo muito dinheiro. Tá difícil a vida do estivador hoje, que foi uma categoria tão gloriosa no passado”, garantiu.

Ele ainda afirmou que o sindicato está sem fornecedores como farmácias, postos de combustíveis, entre outros. “Nossa intenção é resgatar a Estiva em todos os setores, principalmente honrar nossos compromissos que estão atrasados e trazer um alento ao nosso associado para que ele possa ter mais tranquilidade e segurança”, destacou.

Durante o anúncio do vencedor da eleição, muito emocionado, Nando discursou afirmando que o estivador, agora, pode voltar a ter esperança. “Estávamos num clima de insegurança, de desesperança, e agora nossa categoria pode voltar a respirar um pouco melhor e ter a esperança de que o sindicato irá sobreviver por mais tempo, por várias gerações”, disse.

Ele também fez questão de afirmar que o estivador pode ter certeza de que o dinheiro da categoria não será utilizado pelo novo presidente. “Precisa de alguém com honestidade para dar exemplo para a nossa classe. O que é deles, será deles, da família estivadora e ninguém irá mexer”.

Eleição superou o quórum necessário


Dos 1.032 eleitores aptos a votarem nas eleições, 840 compareceram e exerceram seu direito de votar. A Chapa 2, comandada por Arivaldo Mendes Filadelfo recebeu 196 votos; a Chapa 3, presidida por Luiz Celso Nascimento, 160; e a Chapa 4, de Lucio Rodrigues, 33 votos. Brancos, nulos e carta somaram 26 votos.

Considero que todos os votos que tivemos hoje são de esperança, porque, mesmo que não sejam nossos, ajudaram nossa eleição a ter quórum, a ser válida e, portanto, o processo pode continuar graças a todos esses votos. O mínimo era dois terços, cerca de 688. Agradeço a todos os estivadores que vieram votar, que assinaram o livro de presença e nos ajudaram a ter quórum”, concluiu o novo presidente Nando.

▶️ JB AO VIVO Sindicato da Estiva realiza eleição neste domingo(4), em Paranaguá. Acompanhe a apuração! #JBAoVivo #Paranaguá

Publicado por JB Litoral em Domingo, 4 de setembro de 2022