Chega a 5,7 toneladas a quantidade de alimentos doados pela capital ao litoral


Por Flávia Barros Publicado 06/12/2022 às 21h27 Atualizado 17/02/2024 às 23h19

A corrente de solidariedade para ajudar as pessoas afetadas pelas chuvas no litoral continua atuando e só irá cessar quando as famílias estiverem restabelecidas, sem precisar da ajuda humanitária. Nesta terça-feira (6) a campanha organizada pela prefeitura de Curitiba repassou 1,5 tonelada de alimentos não perecíveis para as famílias da área rural de Guaratuba. Com mais essa remessa, chega a 5,7 toneladas a quantidade de alimentos doados pela campanha à região. 

Essa é a segunda remessa de alimentos, entre arroz, feijão, leite, óleo e outros produtos da cesta básica para ajudar em torno de 150 famílias em Guaratuba, principalmente da zona rural. Esses alimentos foram arrecadados na campanha Ajuda Litoral que a prefeitura de Curitiba está fazendo com arrecadação em diversos pontos, incluindo a rede supermercadista”, disse Morgiana Maria Kormann, coordenadora técnica da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar Nutricional (SMSAN).


FORÇA-TAREFA

Os alimentos foram trazidos para o litoral, nesta terça, após serem coletados pela Defesa Civil do Estado no Banco de Alimentos mantido pela SMSAN.  

A campanha vai continuar por mais um tempo e o que a gente conseguir arrecadar de alimentos, entendendo que o litoral ainda precisa, a gente vai encaminhar novas remessas nessa ação integrada com a Secretaria de Esporte e Lazer e Juventude, a Defesa Civil do Município e do Estado e a SMSAN”, afirmou Morgiana.

O banco de alimentos de Curitiba foi criado em meio à pandemia de Covid-19, em 2020. Esta é a primeira campanha que feita para ajudar outros municípios do estado.

PRIMEIRA ETAPA

Este foi o segundo envio de alimentos arrecadados pela campanha Ajuda Litoral, lançada em 30 de novembro. O primeiro contemplou os moradores de Morretes, na última sexta-feira (2), quando 4,2 toneladas de alimentos foram enviadas de trem. O transporte foi realizado pela Serra Verde Express, que também desenvolve uma campanha para atendimento ao município.

São parceiros da ação a rede de supermercados Condor e Gigante Atacadista, com o apoio da Serra Verde Express, da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), Igreja Alcance e do Grupo Metodista.

SOLIDARIEDADE TAMBÉM DA POLÍCIA

Doações foram coletadas pelos 13 distritos da PCPR na capital, ao todo 1,5 tonelada de alimentos não perecíveis foram entregues em Morretes. Foto: Polícia Civil do Paraná

Em outra campanha encabeçada pela Polícia Civil, e noticiada pelo JB Litoral, mais 1,5 tonelada de doações foi entregue no sábado (3), em Morretes. Os alimentos não perecíveis poderão ajudar até 50 famílias. Também foram arrecadados itens de limpeza, como sabão e desinfetante, e de higiene pessoal, pasta de dente, escovas e sabonetes, além de vestuário e roupas de cama. A coleta das doações foi realizada nos treze distritos da Polícia Civil, em Curitiba.

Somadas, as duas campanhas já destinaram cerca de 7,2 toneladas de doações aos afetados pelas chuvas.