Chuvas deixam pessoas ilhadas e diversas casas alagadas no Litoral
A noite de quarta-feira (5), tem sido de chuva intensa e muito trabalho para as equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU e Defesa Civil no Litoral. Diversos pontos de alagamentos foram registrados em Pontal do Paraná, Paranaguá e Guaratuba. Em Matinhos a situação mais crítica envolveu o resgate de duas pessoas no bairro Tabuleiro, que estavam agarradas em uma árvore, quase sendo arrastada pela correnteza.
Por volta das 17h40 a chuva que parecia ser de verão e teria apenas uma passagem pelo Litoral, se tornou mais forte e causou estragos em casas e bairros nas cidades atingidas.
O Corpo de Bombeiros trabalhou intensamente em apoio a Defesa Civil e com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para resgatar famílias com crianças de colo e idosos acamados de áreas totalmente cobertas pelas águas.
Volume alto de chuva
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar), a chuva atingiu os 100 mm em Matinhos e 104 mm em Guaratuba. Em Paranaguá, até o fechamento desta reportagem, havia registrado 54 mm e as demais cidades, abaixo de 50 mm. Segundo o Simepar, a média para o mês de janeiro é de 335 mm nas praias e 270mm em Paranaguá.
Devido ao grande volume de acionamento pelo 193 do Corpo de Bombeiros, ainda não é possível ter um levantamento de quantos atendimentos foram realizados nesta noite, mas, segundo a corporação, todos esses chamados estão sendo concluídos de forma efetiva pelos agentes empenhados no trabalho.
Matinhos em alerta
A prefeitura de Matinhos, por meio da sua página oficial no Facebook, informou que devido as chuvas fortes que resultaram em grandes alagamentos. A Defesa Civil está em Estado de Alerta com equipes trabalhando nas ruas para atender as emergências. “Pedimos que não saiam de suas casas para evitar mais transtornos, e disponibilizamos nosso número para emergências de primeira necessidade através do 153”, informaram nesta postagem.