Cidades do Litoral promovem mutirão de limpeza e ações de conscientização na Semana Lixo Zero; confira a agenda


Por Amanda Batista Publicado 24/10/2023 às 15h35 Atualizado 19/02/2024 às 03h02
A iniciativa visa conscientizar a população sobre a redução, reutilização e reciclagem do lixo. Foto: Rafael Bertelli.

A Semana Lixo Zero Paraná 2023 chegou ao Litoral a todo vapor. A ação que começou na segunda-feira (23) e segue até o domingo (29) contará com campanhas de destinação de resíduos sólidos, gincanas nas escolas e integração da comunidade com associações de coletores.

A iniciativa, instituída pela Lei estadual 19.979/2019 em todo o Paraná, visa promover a conscientização sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos, além de promover a reflexão sobre hábitos de consumo e descarte correto do lixo.

Pontal do Paraná

Terça-feira (24) – Visita guiada no barracão da reciclagem em parceria com a Associação Municipal dos Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná (AMCORESPP) e com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) às 14h.

Quarta-feira (25) – Visita guiada na Horta Mãe em Pontal do Sul às 9h.

Quinta-feira (26) – Visita guiada no Complexo Industrial Ecotecnológico (CIETEC) às 14h30.

Sexta-feira (27) – Projeto Retalhando com apresentação de técnica de utilização de resíduo final da indústria têxtil, na Provopar, em Praia de Leste, às 10h.

Café com Ciência – Roda de conversa no Centro de Estudos do Mar (UFPR – Campus Pontal do Paraná) às 14h30.

Sábado (28) – Visita à Ilha do Mel, saída Marina Lagamar, das 8h às 12h e o evento de entrega de recicláveis e eletrônicos na praça de Praia de Leste, das 9h às 17h.

Domingo (29)

8h30 – Yoga com a professora Camila

9h30 – Limpeza da praia com a Sea Shepherd Brasil

11h30 – Jogos na praia com a Atlética de Oceanografia da UFPR

14H – Palestras e apresentações culturais

Paranaguá

Em Paranaguá, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente atenderá os moradores para tirar dúvidas sobre compostagem, reciclagem, consumo consciente e serviços de coleta. A ação vai até a sexta-feira (27), 9h às 16h, no Terminal Urbano de Ônibus.

Ao longo da semana, também está aberta uma pesquisa de satisfação sobre a coleta seletiva na cidade. Os moradores que participarem vão concorrer a kits de composteira. Para se inscrever, basta preencher o formulário clicando aqui.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Diego Delfino, a prefeitura, através da secretaria, vem implantando uma série de ações com intuito de reduzir a quantidade de resíduos. Assim, a Semana do Lixo Zero surge para complementar o trabalho diário da pasta em parceria com as associações.

Nosso principal intuito é simplificar a comunicação com a população, mostrar que se ela separar o lixo em três grupos já faz toda a diferença para o meio ambiente”, afirma Diego.

Ele ainda explica que as categorias são: lixo seco reciclável, como embalagens e afins que são coletados pelo caminhão; lixo orgânico, que é passível de compostagem nas residências; e o terceiro e último é o rejeito, como lixo de banheiro, de hospitais e outros que não podem ser reaproveitados, sendo apenas destinados ao aterro.

Quando o parnanguara faz essa separação, ele contribui com a renda de 60 famílias de coletores da cidade e ainda aumenta a vida útil do aterro, diminuindo os gastos públicos e contribuindo com a preservação ambiental”, conclui o secretário.

Matinhos

Em Matinhos, a Secretaria do Meio Ambiente fará nos próximos três dias a coleta de lixo eletrônico. Os moradores que tiverem esse tipo de material para descarte poderão levá-lo para a sede da secretaria, que fica na Rua Irati, n.º 121, no Bom Retiro – antigo FETIEP. A secretaria dará a destinação devida a esse material. A coleta do lixo eletrônico na pasta será nesta quarta, quinta e sexta (25, 26 e 27), das 7h às 17h.

Morretes

Em Morretes, a campanha será abordada nas escolas. Alunos do 5º ano de 10 escolas municipais participarão de gincanas e palestras sobre separação correta do lixo e o destino de resíduos sólidos.

Ao longo da semana, os alunos também terão o desafio de recolher materiais recicláveis. As turmas que alcançarem o maior número de material coletado ganharão um dia no Ekôa Park.

Guaratuba

Em Guaratuba, a Semana Lixo Zero começou mais cedo, na última sexta-feira (20), com o bate-papo no auditório do Hotel Spazio Marine: “Pequenas atitudes que fazem a diferença”. Já no sábado (21), Dia do Coletor de Resíduos, foi realizada uma ação para valorização dos trabalhadores da reciclagem da Associação Acamares e suas famílias.

A partir dessa segunda-feira (23), teve início a Caravana Lixo Zero nas Escolas que vai até sexta-feira (27) levando educação ambiental à comunidade escolar.

Terça-feira (24) – No auditório da Câmara Municipal, acontece a Conferência Lixo Zero “Fala aí Coletor!” onde os varredores, coletores, trabalhadores da usina de reciclagem e trabalhadores da coleta falarão sobre suas experiências na coleta seletiva, às 18h30.

Quinta-feira (25) – Mutirão de limpeza no Morro do Cristo com saída Hotel Cabana Suíça

18h às 22h – Encontro de Brechós e Oficina de Cocodama na faculdade ISEP, das 9h às 12h.

Domingo (29) – Pedalada Lixo Zero, com saída às 9h do Espaço Litoral. O trajeto vai até o Morro do Cristo, com retorno pelo letreiro. O final da rota é na Praça dos Namorados.

Antonina

Em Antonina, a ação acontece no sábado (28) no Theatro Municipal, às 17h. O evento realizado em parceria com a empresa gastronômica Bolinhos Serra do Mar e a Ecoogreen, a Grande Reserva Mata Atlântica e a Associação Comercial Industrial e Portuária de Antonina, terá como tema central “O que fazer com o Óleo de Cozinha?”.

Guaraqueçaba

Em Guaraqueçaba, a campanha começou na segunda (23), com a limpeza do costão e do centro da cidade por voluntárias do programa “Estrelas do Mar”. Ao longo da semana, as ações continuarão acontecendo no período da manhã.

Quarta-feira (25) – Limpeza no mangue próximo ao Marista Escola Social com a Associação de Recicláveis Guará.

Quinta-feira (26) – Atividades com crianças da Marista Escola Social, entre elas: doação de roupas, composteira, revitalização da horta, revitalização e criação de novas lixeiras com materiais reciclados.

Sexta-feira (27) – Palestra sobre compostagem com a comunidade no CRAS às 14h

Sábado (28) – Coleta de medicamentos vencidos