Cinema ao Ar Livre chega a Morretes com programação gratuita para todas as idades


Por Luiza Rampelotti Publicado 11/08/2023 às 16h03 Atualizado 18/02/2024 às 19h56

Neste mês de agosto, os municípios de Morretes, Antonina e Paranaguá serão palco de uma iniciativa cultural que promete encantar moradores e visitantes. Em parceria com as respectivas prefeituras, o Serviço Social do Comércio do Paraná (Sesc PR) promove o Projeto Cinema ao Ar Livre, uma oportunidade de desfrutar de sessões de cinema gratuitas em locais públicos, repletas de entretenimento para todas as idades.

Morretes será a primeira a receber o projeto, nas próximas segunda-feira (14), às 19h, no Mundo Novo do Saquarema, quarta-feira (16), às 19h, na Chácara AM – Estrada das Canasvieiras, km 01, e sexta-feira (18), às 19h, na Praça Rocha Pombo.

Em seguida, Antonina terá suas sessões nos dias 23, 24 e 25, também às 19h, no Centro, Ponta da Pita e Portinho, respectivamente. Já Paranaguá encerrará as exibições nos dias 29, às 18h, na Pracinha da Cultura (antigo CEU das Artes), 30, às 18h30, no Aeroparque, e 31, às 18h30, na Praça Ciro Abalém, na Ilha dos Valadares.

Com o intuito de promover a cultura e a acessibilidade social, o projeto oferece a exibição gratuita de filmes e documentários de classificação livre, diretamente do catálogo do CineSesc. “A iniciativa visa alcançar um amplo público, proporcionando uma experiência cinematográfica enriquecedora e diversificada”, afirma o gerente da Unidade Sesc Paranaguá, Joel Viana Rabello Junior.

Experiência única

O cenário escolhido para as projeções é um telão de cinema inflável, cedido pelo Sesc. O dispositivo proporcionará uma experiência única sob o céu aberto, possibilitando que todos os presentes mergulhem na magia do cinema em um ambiente descontraído e acolhedor.

Joel Viana ressalta a importância do cinema como ferramenta de reflexão e crítica. Segundo ele, essa forma de arte é capaz de impactar os espectadores por meio de narrativas diversas, que exploram diferentes realidades, poéticas e percepções sobre o mundo.

O cinema é um instrumento de potente reflexão e criticidade e por isso pode ser considerado uma importante ferramenta social, impactando o espectador por meio de diferentes histórias, realidades, poéticas e percepções sobre si e sobre o mundo em que vive. Venha participar conosco, escolha a sessão mais próxima de você”, enfatiza o gerente.

A participação no projeto é viabilizada por meio de um convênio estabelecido entre o Sesc e as prefeituras, numa colaboração entre instituições para levar atividades culturais enriquecedoras à comunidade. A programação incluirá uma variedade de filmes e documentários para agradar a todos os gostos, tornando o Cinema ao Ar Livre uma opção de entretenimento inclusiva e acessível.

Programação

Morretes: 14/8, às 19h, no Mundo Novo do Saquarema, com o documentário Dia de Estreia e o filme Narradores de Jave;

16/8, às 19h, na Chácara AM, na Estrada de Canasvieiras, km 01, com o documentário Kanau’Kyba e o filme O Preço da Paz;

18/8, às 19h, na Praça Rocha Pombo, com o documentário Carlitos, garçom de um café e o filme O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes.

Antonina: 23/8, às 19h, no Centro, com o filme Eu e Meu Guarda-chuva;

24/8, às 19h, na Ponta da Pita, com o filme O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes;

25/8, às 19h, no Portinho, com o filme High School Musical – O Desafio.

Paranaguá: 29/8, às 18h, na Pracinha da Cultura (no antigo CEU das Artes), com o documentário O Sonho de Zezinho e o filme O Diário de Tati;

30/8, às 18h30, no Aeroparque, com o documentário MBY’á Nhendu – O Som do Espírito Guarani e o filme O Preço da Paz;

31/8, às 18h30, na Praça Ciro Abalém, com o documentário Carlitos, garçom de um café e o filme Até que a sorte nos separe.