Club Litterário celebra 151 anos com recital de piano nesta quarta-feira (9)


Por Amanda Batista Publicado 09/08/2023 às 11h03 Atualizado 18/02/2024 às 19h40

Nesta quarta-feira (9), às 19h, na sede campestre do Club Litterário, localizada na rua Faria Sobrinho, nº 474, Centro Histórico de Paranaguá, a organização celebra 151 anos com o recital de piano da professora Gisele Rizental.

O evento, que deve receber cerca de 150 pessoas, contará com um repertório de músicas brasileiras, com destaque para choros do parnanguara Brasílio Itiberê.

O presidente do clube, Carlos Alberto de Almeida, convida toda a população para fazer parte da cerimônia.

“Convidamos a todos os associados, colaboradores e amigos para que venham prestigiar nossa festa para que o clube continue sendo a luz da cultura aqui em Paranaguá. Foi com esse propósito que nascemos e, com apoio da comunidade, vamos continuar”, afirma o presidente.

Na ocasião, também será realizada uma assembleia que batizará a sede com o nome do presidente Hélcio de Andrade Torres.

“Foi na gestão dele, como idealizador, que foram feitas as tratativas para aquisição da sede campestre. Então, nada mais justo que receber seu nome”, diz o diretor de cultura, Ivan Lapolli.

Histórico do Club

O Club Litterario foi fundado em 9 de agosto de 1872, por 12 notáveis intelectuais que faziam parte da elite social de Paranaguá. Desde a criação, o objetivo da entidade sempre foi fomentar a cultura, ciências, artes e letras.

Conforme seu primeiro estatuto, a organização também pretendia facilitar a leitura e instrução dos membros, além de formar uma biblioteca composta das melhores obras de instrução e em qualquer idioma.

A sociedade, que é considerada a mais antiga do Paraná, passou por uma reforma nos últimos cinco anos e hoje é berço da arte e literatura no município.