Club Litterario promove lançamento de livros de artistas de Paranaguá nesta terça (6)


Por Luiza Rampelotti Publicado 05/12/2022 às 19h24 Atualizado 17/02/2024 às 23h12
Club Litterario

Nesta terça-feira (6), a partir das 19h, o Club Litterario de Paranaguá promove o lançamento do livro ‘Pernagoá em Poemas’, da autora Rosana Barroso Miranda, bem como do livro ‘Um Toque de Saudade’, de Elmira Nascimento Barroso (em memória).

O evento é aberto ao público e ocorre durante a Tertúlia Litteraria, o primeiro bate papo literário promovido pelo clube, mas que será colocado na programação mensal a partir de 2023. O objetivo é fomentar a divulgação de informações sobre a história do município, transmitindo os conhecimentos sobre a Cidade Mãe do Paraná, bem como promover reflexão.

Saudosa professora Elmira

Elmira estaria completando 100 anos em agosto; ela faleceu em 2012, aos 90 anos. Professora, escritora e artista plástica, foi muito conhecida e reconhecida em Paranaguá. Em 2004, recebeu o Título de Cidadão Honorário pelos importantes serviços prestados à comunidade.

Em sua biografia consta que Elmira se dedicou a alfabetizar crianças e idosos em Morretes, Alexandra e Paranaguá até o final de sua vida. Como escritora publicou o livro ‘Um Toque de Saudade’, que retrata um pouco da história da cidade que sempre amou, Paranaguá, no entanto, ela faleceu antes do seu lançamento.

A professora também era filha do jornalista e historiador parnanguara Vicente Nascimento Junior. Como artista plástica, Elmira registrou as paisagens históricas das cidades de Paranaguá, Morretes, Antonina e Curitiba, participando de diversos salões paranaenses com suas obras.

A neta seguiu os passos da avó

O ditado popular diz que ‘a fruta não cai longe do pé’ e, desta forma, Rosana, neta de Elmira, também seguiu os passos da avó como escritora. Seu livro ‘Pernagoá em Poemas’, produzido por meio de um edital da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, fala sobre a história da cidade por meio de poemas e imagens.

O livro remete ao povo parnanguara, bem como à família materna de Rosana. Os poemas tratam sobre sua ancestralidade, infância e revisitam lugares dessa vivência, tanto geograficamente quanto emocionalmente.

Como uma homenagem à avó, Rosana também traz obras de Elmira em seu livro, além de artes gráficas do primo Fábio Henrique Barroso.

Rosana Barroso é natural de Arapongas, mas reside em Paranaguá, terra de seus ancestrais. Ela é bióloga e pedagoga, mestra em Oceanografia Biológica, e doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento. É professora da Educação Básica e Superior, consultora pedagógica, e pesquisadora de culturas tradicionais e ecologia estuarina, especialmente de Ecologia de Manguezais Paranaenses e Conhecimento Tradicional Caiçara.

Além disso, Rosana é multiartista, sendo escritora, editora, dramaturga, poeta, compositora, intérprete e produtora cultural. Na literatura participa de diversos coletivos literários feministas, como o Coletivo Marianas, o Coletivo Vozes Escarlate, o Coletivo Mulherio das Letras Paraná, e Mulherio das Letras Brasil.

Lançamento ocorre nesta quarta (6), a partir das 19h, na sede do clube, na R. Faria Sobrinho, 474 – Centro Histórico. Foto: Reprodução