Colégio Cívico Militar de Pontal do Paraná se destaca em avaliação do Ideb


Por Flávia Barros Publicado 21/09/2022 às 19h45 Atualizado 17/02/2024 às 17h50

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou, na última sexta-feira (16), o Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) de 2021, o principal indicador da qualidade da educação no País, cujas avaliações são realizadas em todo o País a cada dois anos, com alunos dos ensinos fundamental e médio, de escolas das redes pública e privada.

Os dados indicaram pouca variação em relação aos de 2019; no entanto, podem não avaliar com precisão a qualidade da educação, uma vez que os dados foram colhidos no contexto da pandemia da covid-19. A constatação foi feita tanto pelo Inep, como pelo movimento Todos pela Educação.

Paranaguá melhora, mas fica abaixo da média

O Ideb reúne os resultados de dois conceitos: o indicador de rendimento escolar (calculado pelas taxas de aprovação dos estudantes em determinado ano), e as médias de desempenho dos alunos nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Nos anos iniciais do ensino fundamental, 1º ao 5º ano, o Ideb nacional foi de 5,8 – o que é considerada uma mudança discreta em relação aos 5,9 de antes da pandemia. Já nos anos finais do ensino fundamental, a variação foi de 4,9 para 5,1 – também considerada baixa. No ensino médio, se manteve em 4,2, o que pode indicar que os números não constatam, necessariamente, o que aconteceu com o desempenho dos alunos no período.

Em Paranaguá, a maior variação foi no índice do ensino médio, de 3,8 para 4,5, única média que ficou acima da nacional (4,2), mas abaixo da estadual (4,9). As notas parnanguaras do ensino fundamental, em todo o ciclo, ficaram abaixo das média nacional e paranaense, conforme demonstram os quadros abaixo, com os números de 2019 e 2021.

Ideb 2019BrasilParanáParanaguá
Fundamental iniciais5,9  6,56,0
Fundamental finais4,95,34,5
Ensino Médio4,24,7  3,8
Ideb 2021BrasilParanáParanaguá
Fundamental iniciais5,8 6,25,3
Fundamental finais5,15,44,6
Ensino Médio4,24,9  4,5

Bom resultado em Pontal

Já o Colégio Estadual Cívico Militar Hélio Antônio de Souza, em Pontal do Paraná, foi o melhor classificado no ensino fundamental e o segundo lugar no Ideb do ensino médio, entre as unidades do Núcleo Regional de Educação, de acordo com a Prefeitura. Nesta quarta-feira (21), o poder municipal afirmou que das 1.583 instituições avaliadas no Estado, o Colégio Hélio ficou em 140° lugar, o que motivou a visita do prefeito Rudão Gimenes à unidade.

Dos 197 Colégios Cívico Militares do Paraná, somos o 8° com o melhor índice. Como prefeito fico muito feliz em ter um colégio como esse em nosso município, e por saber que os alunos e toda equipe têm se esforçado para melhorar o ensino cada vez mais. Espero que toda equipe continue levando sempre o melhor para os nossos alunos, incentivando e proporcionando um ensino de qualidade”, disse o prefeito, diante de alunos e do corpo docente da escola.