Colônia de Férias dos CMEIs em Pontal do Paraná: espaço de aprendizado e diversão para crianças, e tranquilidade para mães


Por Luiza Rampelotti Publicado 18/01/2024 às 18h07 Atualizado 06/02/2024 às 15h01
||||

Enquanto as férias escolares se desenrolam, a Prefeitura de Pontal do Paraná proporciona uma iniciativa valiosa para mães que precisam trabalhar: a Colônia de Férias nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Neste ano, sete CMEIs estão oferecendo o projeto em diferentes balneários, sendo o Leão Marinho, em Pontal do Sul; Siri Azul, em Shangrilá; Estrela do Mar, em Ipanema; Cavalo Marinho, em Primavera; Golfinho Azul, em Praia de Leste; Francisco, no Guaraguaçu e; Felipe Chemure, na Colônia Pereira.

Ao JB Litoral, a secretária municipal de Educação, Renata Marinho, fala sobre a importância da iniciativa, que atende 235 crianças em período parcial e integral. “O projeto é muito importante para dar suporte às famílias que precisam trabalhar na temporada, que podem deixar seus filhos no CMEI em segurança, bem alimentados e felizes, pois as colônias de férias desenvolvem atividades lúdicas voltadas ao lazer e a diversão”, diz.

Ela explica que as crianças foram selecionadas a partir da inscrição feita pelos pais no mês de dezembro, e apresentação de declaração de trabalho pelos pais/responsáveis no CMEI em que o aluno está matriculado.

Leão Marinho


O CMEI Leão Marinho é um desses locais, onde crianças de 2 a 5 anos desfrutam de atividades recreativas e lúdicas, sob a supervisão atenta de educadores comprometidos.

Ruth Chagas dos Santos, diretora auxiliar do CMEI Leão Marinho, explica o funcionamento dessa colônia especial. “Durante as férias, as crianças vêm no período em que estão matriculadas. Temos crianças em período integral, outras apenas pela manhã ou à tarde. Não são atividades pedagógicas, mas sim recreativas e lúdicas“, conta ao JB Litoral.

Ela também fala sobre o cuidado dedicado às refeições das crianças. “As crianças em período integral fazem quatro refeições, incluindo café, almoço e dois lanches. Já as de período parcial têm duas refeições. É um suporte essencial para as mães que realmente precisam trabalhar, não é aberto para todos, é específico para aquelas que comprovam a necessidade“, enfatiza Ruth.

No CMEI Leão Marinho, 41 crianças estão matriculadas na colônia, incluindo alunos de outros dois Centros Municipais de Educação Infantil da região, sendo 41 em período parcial e 15 em integral. “As crianças gostam muito. Realizamos brincadeiras, atividades, banho de mangueira e jogos pedagógicos. A importância é grande, pela interação e principalmente para permitir que as mães trabalhem tranquilas, sabendo que seus filhos estão em segurança e sendo cuidados“, destaca a diretora.

A diretora auxiliar do CMEI Leão Marinho, Ruth Chaves, fala sobre a Colônia de Férias. Na instituição, 41 crianças estão matriculadas no projeto. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral


“Uma verdadeira benção”, diz mãe


Brenda Correa Mendes, mãe dos pequenos Caleb, de 2 anos, e Yanna, de 5, compartilha sua experiência positiva com a Colônia de Férias do CMEI. Ela expressa sua gratidão pelo suporte oferecido.

Para mim, como mãe, a colônia de férias é uma verdadeira benção. Trabalho durante o dia, e sabendo que a Ana Clara está aqui, em um ambiente seguro, com profissionais dedicados, é um alívio imenso. Ela adora as atividades, sempre chega em casa contando sobre as brincadeiras do dia, o que me deixa feliz por saber que ela está se divertindo e aprendendo. Além da alimentação, que sei que é feita com muito amor e cuidado, assegurando aos meus filhos quatro refeições durante o dia“, diz.

Outra mãe que está sendo beneficiada com a Colônia de Férias é Bruna Yusuf. Sua filha Liz Lemes, de 4 anos, está frequentando a colônia do CMEI Golfinho Azul, em Praia de Leste.

Bruna destaca a importância da iniciativa não apenas como um recurso para as mães que trabalham, mas como um espaço que contribui para o desenvolvimento de sua filha. “A interação com outras crianças, as atividades recreativas e o cuidado que recebem aqui são fundamentais. Isso faz toda a diferença na vida dela, e eu sou imensamente grata por essa oportunidade“, conta.

Nos CMEIs, as crianças que ficam em período integral fazem quatro refeições, e as que ficam em período parcial, duas. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral


Segue até o dia 30


A professora Maria Lúcia Fernandes Agostinho ressalta a importância da colônia, principalmente para as mães. “Elas precisam que as crianças tenham esse momento, para que assim elas se sintam mais seguras para trabalhar tranquilas, sabendo que estão protegidas. É um momento lúdico, onde procuramos seguir a rotina que eles já têm na escola, mas tornando-a mais leve e suave, com mais brincadeiras e descontração“, afirma.

Com um corpo docente de seis professoras, a Colônia de Férias do CMEI Leão Marinho começou no dia 2 de janeiro e segue até o dia 30, operando de segunda a sexta, das 7:30 às 11h30 e das 13h às 17h no período parcial, e das 7h30 às 16h30 no período integral. Durante o ano letivo, o CMEI atende um total de 180 alunos, divididos entre os períodos da manhã e tarde.

A professora Maria Lúcia Fernandes Agostinho destaca a importância da colônia, principalmente para as mães. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral