Com 40% da população imunizada, Morretes aguarda doses da Astrazeneca


Por Marinna Prota Publicado 13/09/2021 às 10h40 Atualizado 16/02/2024 às 13h07

A falta de doses da Astrazeneca tem provocado o desabastecimento dos municípios do litoral para a aplicação do complemento para os vacinados com este imunizante. O motivo da falta de doses disponíveis está associado ao atraso na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), componente utilizado para produzir a vacina, à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A empresa comunicou no dia 3 de setembro que ficaria duas semanas sem novas remessas da vacina. A suspensão da entrega tem gerado paralisação da aplicação da 2ª dose em Morretes e outras cidades litorâneas.

Segundo o último boletim expedido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cerca de 40% da população já completou o esquema vacinal contra a Covid-19. No entanto, mais de 99% já receberam a primeira dose, parte destes com o imunizante da Fiocruz. A prefeitura anunciou que nesta segunda-feira (13) será aplicado o complemento para aqueles que receberam a vacina da CoronaVac até o dia 16 de agosto.

A vacinação ocorre das 13h às 17h, enquanto houver doses disponíveis. Ainda segundo a SMS são 210 doses disponíveis hoje para isso. As aplicações estão sendo feitas no Centro de Vacinação, rua Padre Saviniano ao lado da Prefeitura de Morretes. Para poder receber o imunizante é preciso comparecer com documentos oficiais com foto e comprovante de residência.