Com 481 casos, Paranaguá intensifica combate à dengue: mutirão percorre bairros para eliminar criadouros


Por Luiza Rampelotti Publicado 17/02/2024 às 03h17

A cidade de Paranaguá está em alerta e mobilizada para combater a proliferação da dengue, uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O município conta com cerca de 157 mil habitantes e, conforme o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado no último dia 14, há 19 novos casos de dengue confirmados, totalizando 481 pessoas que contraíram a doença durante o ano epidemiológico, que iniciou em 30 de julho de 2023 e segue até 24 de julho de 2024.

combate dengue
Visando combater a doença, agentes de endemias realizaram uma ação intensiva na última sexta-feira (16), visitando aproximadamente 6.850 residências e comércios. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Visando combater a doença, agentes de endemias realizaram uma ação intensiva na última sexta-feira (16), visitando aproximadamente 6.850 residências e comércios nos bairros Centro, Palmital, Tuiuti, Campo Grande e Oceania. Os agentes orientaram moradores e comerciantes sobre a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito, destacando a necessidade de cooperação da população.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, ressaltou a importância da atenção de todos para evitar a proliferação do inseto e, consequentemente, prevenir os casos de dengue. “Estamos trabalhando firmemente para combater a dengue em nossa cidade. A participação da população é fundamental nesse processo, eliminando possíveis criadouros em suas residências e permitindo a entrada dos agentes de endemias que estão aqui para orientá-la“, afirmou.

Já a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleonice Ferreira, reforçou a necessidade de prevenção, enfatizando que a melhor forma de evitar a dengue é combater o mosquito. Ela alertou sobre a importância de eliminar o acúmulo de água em recipientes diversos, como potes, vasos, garrafas, pneus, calhas, entre outros locais propícios para a criação do inseto transmissor da doença.

Agenda

O mutirão teve início em prédios públicos no dia 9 de fevereiro e agora continuará nos bairros, com uma programação a ser informada previamente. “Com exceção desses bairros que receberam a ação na sexta-feira, pedimos a colaboração aos moradores para que não descarte lixo e entulhos nas ruas e terrenos baldios. Há um cronograma para recolhimento e qualquer dúvida, os moradores poderão entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo número 3721-1780 ou verificar o cronograma no site da Prefeitura de Paranaguá, no link Cidadão”, detalha o secretário de Meio Ambiente, Diego Delfino.

Durante os mutirões, os moradores são orientados a colocarem em suas calçadas entulhos como móveis, eletrodomésticos, materiais recicláveis, como garrafas, plásticos, ferros e recipientes metálicos, e pneus.

*Com informações da Prefeitura de Paranaguá

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *