Com a aproximação do verão, golpistas criam anúncio de aluguel falso


Por Redação Publicado 11/11/2022 às 16h13 Atualizado 17/02/2024 às 21h10

Com a aproximação das férias de verão, muitas famílias começam os planejamentos para o período de descanso durante o final de ano e, com isso, também iniciam as buscas pela locação de imóveis nas cidades litorâneas.

O fato é que muitos veranistas acabam fechando negócios através da internet sem nem mesmo visitar o local, e, por isso, devem estar atentos para não caírem nos golpes dos falsos aluguéis.

Na ação, os estelionatários colocam o anúncio do aluguel falso em sites e redes sociais, sempre com uma foto do imóvel por um preço abaixo do oferecido no mercado e, após convencerem a vítima de que a locação será finalizada, pedem uma quantia parcial do valor do aluguel com o intuito de garantir a locação. No entanto, quando o turista chega no endereço indicado, logo percebem que caíram num golpe, pois não existe nenhum imóvel naquele endereço e, também, não conseguem mais entrar em contato com o locatário, que desaparece.

Caso não seja possível que a pessoa interessada em fechar negócio faça a negociação presencialmente, tanto com o proprietário quanto com a imobiliária, a dica para saber se o imóvel realmente existe é a de procurar em sites confiáveis ou, até mesmo, averiguar o imóvel através de ligações por videochamada.

Mas, caso tenha sido vítima do golpe, a orientação é de que deverá procurar a Polícia Civil do Estado (PCPR) e registrar um Boletim de Ocorrência, podendo fazer o procedimento pelo site: https://www.policiacivil.pr.gov.br/BO   

Também é possível fazer a contestação no seu banco de origem visando a restituição dos valores.