Com acordo de cooperação técnica, Pontal do Paraná deve ter Posto Avançado do INSS em breve


Por Flávia Barros Publicado 07/06/2023 às 00h26 Atualizado 18/02/2024 às 13h26

Uma notícia aguardada há tempos pela população de Pontal do Paraná. A cidade com 28.500 habitantes ainda não tem unidade de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e toda vez que alguém precisa dos serviços do órgão tem que se deslocar até Paranaguá ou Curitiba. Mas essa realidade está prestes a mudar. O prefeito Rudisney Gimenes Filho, o Rudão Gimenes (MDB) esteve em Brasília onde se reuniu, na tarde desta terça-feira (6), com o presidente nacional do INSS, Glauco André Fonseca Wamburg. O prefeito saiu do encontro com um acordo de cooperação técnica (ACT) assinado. Com o documento é possível viabilizar a instalação de um Posto Avançado do INSS na cidade.

 Articulação

De acordo com Rudão, que foi à capital federal acompanhado pela vereadora e correligionária Nega Borges (MDB), a reunião no INSS foi articulada por parlamentar da bancada paranaense na Câmara Federal.

Estivemos em reunião com o presidente do INSS, que foi articulada pelo deputado Sérgio Souza (MDB-PR), para que nós possamos trazer o INSS para Pontal. Assinamos o acordo de cooperação técnica para abrirmos um posto avançado de atendimento do INSS, que prestará serviços como emissão de protocolos, informações e, dessa forma, aumentar essa gama de serviços que temos trazido para Pontal, como trouxemos a Receita Federal e a Junta Comercial”, disse Rudão, antes de embarcar de volta para o Paraná.

Vamos trazer para a população de Pontal do Paraná essas facilidades para que ela não precise se deslocar para outros lugares como Paranaguá e Curitiba. Em breve esperamos que já esteja em funcionamento esse posto avançado para que possamos melhorar o serviço à nossa população”, finalizou o prefeito.

Mudança de realidade

Existe apenas uma agência do INSS no Litoral, que fica em Paranaguá. Com o posto avançado, a população de Pontal poderá consultar, sem sair da cidade, procedimentos como aposentadoria em geral, pensão por morte, auxílio reclusão, salário maternidade, cópia de processos, revisão de benefícios, recursos, certidão de tempo de contribuição, prova de vida, dentre outros.