Com aumento de 53% na população idosa, Paranaguá investe em bem-estar e inclusão para a terceira idade com o “EnvelheSer”


Por Luiza Rampelotti Publicado 23/04/2024 às 13h33

Paranaguá registrou um aumento de 53% em sua população idosa nos últimos anos. Essa informação é baseada nos últimos censos do IBGE, que indicavam quase 13 mil idosos residentes na cidade em 2010, enquanto em 2022 esse número cresceu para 19.935 pessoas com mais de 60 anos.

Para atender a essa crescente demanda, a Prefeitura de Paranaguá inaugurou, em setembro de 2019, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa – EnvelheSer, um programa desenvolvido em colaboração entre as Secretarias de Assistência Social e Saúde. No centro, são disponibilizados diversos serviços gratuitos para os idosos.

A criação deste centro foi um projeto idealizado pelo prefeito Marcelo Roque, que tem obtido grande êxito. Os idosos têm acesso a serviços de assistência social, atendimento jurídico, hidroginástica, aulas de ioga, caminhadas monitoradas, inclusão digital, palestras educativas, treinamento de suporte básico à vida (primeiros socorros), fisioterapia, consultas médicas especializadas e, claro, o carro-chefe, que são as aulas de dança“, explica Ana Paula Falanga, secretária municipal de Assistência Social.

Cerca de 300 idosos são atendidos mensalmente no local, totalizando aproximadamente mil atendimentos por mês, considerando que cada pessoa pode participar de múltiplas atividades. Para atender com qualidade essa população, o EnvelheSer recebe um suporte financeiro de cerca de R$ 1 milhão anualmente da Prefeitura, por meio de contrato.

ana paula falanga
Para Ana Paula Falanga, secretária de Assistência Social, o EnvelheSer proporciona dignidade e lazer aos idosos atendidos. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Como participar?


Jean Felipe de Paula Silva, técnico de informática no programa, explica os requisitos para atendimento. “Para ser atendido, o idoso precisa ter 60 anos ou mais, além de apresentar RG e cartão do SUS. Basta comparecer ao EnvelheSer, localizado na Rua Manuel Bonifácio, 256, no centro da cidade, em frente à Polícia Federal, realizar o cadastro e passar por uma entrevista com a assistente social para identificar suas necessidades e apresentar o projeto“, diz.

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30, e na parte da tarde, de 13h30 até às 17h30. Para mais informações, é possível contatar o EnvelheSer pelo telefone fixo (41) 21 52 26 94 ou pelas redes sociais.


Todo mundo ama as aulas de dança


A equipe do JB Litoral participou da atividade mais aguardada pelos idosos: a aula de dança. Realizada todas as terças-feiras, com três turmas lotadas, cada uma com cerca de 26 alunos, basta adentrar o salão para sentir a energia e a alegria dos frequentadores.

O professor de dança, João Anthar Lacerda, que está no projeto há aproximadamente dois anos, fala sobre a atividade. “Esta aula mescla dança de salão com ritmos antigos e modernos, proporcionando não só exercício físico, mas também estimulando a mente dos participantes, o que é fundamental para prevenir o Alzheimer e manter a saúde mental“, comenta.

Ele observa mudanças significativas naqueles que frequentam as aulas. “Há uma transformação física e mental perceptível. Temos turmas lotadas porque a atividade atrai a todos. Acredito que devemos abrir mais turmas no futuro“, diz.

Dona Dorothy Miriam Lemos, 77 anos, uma das primeiras participantes da aula de dança, testemunha e ajudou no crescimento do grupo. “No início éramos apenas três ou quatro amigas, e pensávamos que o professor desistiria por falta de adesão. Mas começamos a convidar pessoas de onde íamos e, aos poucos, o grupo cresceu“, relembra.

Ela ressalta que, em sua opinião, a aula de dança é a melhor coisa que aconteceu em Paranaguá. “O professor João é excelente. Não se trata apenas de dança, mas de movimentos corporais que estimulam o cérebro e promovem saúde“, comenta.

Dona Rosalina Dias, 72 anos, outra participante assídua, compartilha a mesma opinião. “Aqui é tão bom para a cabeça, a gente se sente leve, vai para casa outra pessoa. É maravilhoso!”.


Acolhimento e inclusão


O EnvelheSer também atende idosos de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), como o Lar Perseverança e o Asilo São Vicente de Paulo, além daqueles que viviam em situação de rua e foram acolhidos pelas Unidades de Acolhimento do município.

Um desses beneficiados é Seu Pedro Ramos, 74 anos, que reside em uma Unidade de Acolhimento. Ele valoriza as aulas de dança e inclusão digital por proporcionarem aprendizado e diversão: “Aqui é muito agradável. Toda terça estou presente. Também sou um estudante, após a aula de dança, estudo sobre a internet. É ótimo“, conta.

idosos envelheser
Outra figura presente em todas as aulas é seu Manoel Fernandes, 72 anos, conhecido por sua participação em grupos de fandango na cidade. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Outra figura presente em todas as aulas é seu Manoel Fernandes, 72 anos, conhecido por sua participação em grupos de fandango na cidade. Ele descreve o EnvelheSer como uma oportunidade de socialização e diversão. “Estou aqui toda terça-feira. É uma ótima forma de reunir amigos, se divertir. Moro sozinho, então é muito bom para mim. Adoro dançar, também danço fandango em outros lugares, vou nos clubes. Venho aqui para aproveitar“, comenta.

Para Ana Paula Falanga, secretária de Assistência Social, o EnvelheSer proporciona dignidade e lazer aos idosos atendidos. “É um momento de estabelecerem relações sociais, desfrutarem de momentos agradáveis e descontraídos. Além de acesso a serviços médicos, o projeto oferece oportunidades de lazer e interação social, aspectos fundamentais para a qualidade de vida da terceira idade“, afirma.

Jean Felipe, técnico de informática no programa, destaca a importância do projeto para os idosos. “Promove o bem-estar social, a saúde preventiva e a inclusão digital. Isso tudo contribui para uma maior autoestima e autonomia dos idosos, tirando-os do isolamento ao qual muitos estão sujeitos. Ao frequentarem o EnvelheSer, eles têm uma vida mais plena e integrada“, conclui.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *