Com chuva, em seis dias, 134% maior do que o esperado para todo o mês de janeiro, Guaratuba começa a receber ajuda humanitária


Por Flávia Barros Publicado 26/01/2024 às 10h09 Atualizado 06/02/2024 às 15h21

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), de sábado (20), até às 20h15 desta quinta-feira (25), o volume de chuvas registrado em Guaratuba foi de 519,2 mm e o esperado para todo o mês de janeiro era de 386,4 milímetros.

De acordo com o levantamento mais atualizado da Defesa Civil, que segue atendendo ocorrências no Litoral, apenas em Guaratuba 60 pessoas foram encaminhadas para abrigos. A cidade também contabiliza 24 casas danificadas. Nesta quinta-feira (25), a ajuda começou a chegar ao município.

A Defesa Civil do Paraná mandou um caminhão com 150 colchões, 150 cestas básicas e 150 kits de higiene (como escova de dente e sabonete), 150 kits limpeza e 150 kits dormitório (lençol, fronha, travesseiro e cobertor).

Em todo o Litoral, 1.600 famílias foram atingidas pelas chuvas dos últimos dias.

Segurança e suporte para a região

O assessor de Comunicação da Defesa Civil, capitão Marcos Vidal, destaca que a atuação do Governo do Estado acontece em várias outras frentes. “Além das equipes que atendem localmente estas pessoas, temos pessoas mobilizadas para garantir a segurança, dar todo o suporte necessário. Há uma equipe acompanhando as ocorrências em Guaratuba e Matinhos, mas os demais municípios do Litoral também são acompanhados. Temos também um geólogo para fazer uma avaliação das áreas mais críticas”, destacou o capitão.

Orientação geral

A orientação da Defesa Civil é que moradores e veranistas fiquem atentos aos alertas emitidos pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, que tem monitorado a situação no Estado, recebendo as informações dos órgãos de meteorologia. Para ter acesso ao serviço, que é gratuito, basta enviar um SMS com o CEP da sua residência para o número 40199. Para mais informações e orientações, acesse o site da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná.

O Corpo de Bombeiros também recomenda que as famílias que estiverem em áreas de risco de alagamento, especialmente com pessoas com dificuldade de locomoção, busquem abrigo com os bombeiros ou casas de familiares. As pessoas que precisarem de auxílio do Corpo de Bombeiros para deixar estes locais devem acionar a corporação pelo telefone 193.