Com foco na qualificação profissional, Sindicato dos Metalúrgicos firma parceria com entidade de Santa Catarina


Por Flávia Barros Publicado 24/09/2023 às 16h43 Atualizado 19/02/2024 às 00h27

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Paranaguá e Litoral (STIMMME), é grande a demanda por mão-de-obra qualificada no setor de metalurgia na região. Mas, na contramão da necessidade, há um déficit de profissionais capacitados. “Sabemos que mais de 55% da mão-de-obra profissional está atrelada ao setor metalúrgico, por isso procuramos uma parceria para capacitar tanto associados como toda a população interessada”, disse o presidente do sindicato, Sílvio Nunes.

A parceria foi estabelecida com a Primus Cursos e Treinamentos, com sede na cidade de Tijucas, Santa Catarina, em que, por meio do projeto “Profissões do Brasil”, são oferecidas formações na área de solda. Os interessados podem fazer capacitação completa para formação de Soldador Profissional, com todas as Normas Regulamentadoras (NR): 10,33,34, além dos processos práticos, com direito a certificado reconhecido em todo o território nacional.

Primeiras vagas


Na primeira fase do projeto foram ofertadas 60 vagas, todas já preenchidas. Mas, o presidente do sindicato afirma que em breve outras turmas serão abertas.

Nós, do Sindicato dos Metalúrgicos de Paranaguá e Litoral, temos consciência da grande importância de cursos para que tenhamos profissionais qualificados e bem instruídos. Especialmente em nossa cidade, que é portuária e há diversos terminais com muita oportunidade na categoria da metalurgia, mas que necessita de uma mão-de-obra precisa e eficiente”, afirma Silvio.

Benefícios

Para quem se interessar em ingressar no setor metalúrgico, o objetivo do projeto é proporcionar formação com conhecimento em prevenção de doenças e acidentes no setor; possibilitar oportunidades de carreira profissional com acesso ao salário da categoria e; capacitar profissionalmente os trabalhadores.

Para mais informações sobre as próximas vagas de formação em solda, e como funciona o curso, o telefone para contato é direto com a Primus Cursos e Treinamentos, pelo (47) 99175.1988.

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Silvio Nunes, defende a qualificação profisisonal. Foto: Sindicato dos Metalúrgicos de Paranaguá e Litoral


Em crescimento


Segundo um estudo feito pela subseção do Dieese da CNM/CUT e da FEM/CUT, a categoria metalúrgica já soma quase 2,5 milhões de trabalhadores no Brasil. O número representa um crescimento de 2,2% dos postos de trabalho no setor, ao longo da última década.