Condições climáticas melhoram e Estrada da Graciosa é reaberta; saiba como fica o tempo durante o final de semana, no Litoral


Por Flávia Barros Publicado 16/03/2023 às 23h35 Atualizado 18/02/2024 às 07h08

Após monitoramento dos níveis pluviométricos mais recentes e com base na previsão meteorológica dos próximos dias, que indicam poucas chuvas, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) reabriu para o tráfego, ao meio-dia dessa sexta-feira (17), a Estrada da Graciosa (PR-410), que estava fechada desde às 19h de quarta-feira (15). A rodovia segue no mesmo esquema de pare e siga, devido às obras de recuperação em execução na via, previstas para serem concluídas em maio.

ANTES DE REABRIR

Antes de ter o tráfego liberado, a equipe de Conservação de Faixa de Domínio do órgão estadual realizou a limpeza do sistema de drenagem da rodovia para garantir o escoamento adequado da água das chuvas, que ainda estão descendo a Serra da Graciosa. Também finalizou a retirada de terra e vegetação de escorregamentos recentes, que desceram a encosta e atingiram os dispositivos, em sua maioria sarjetas de pedra ao lado das pistas.

CONTINUA O ALERTA

O DER permanecerá monitorando o índice de chuvas no trecho e, caso volte a chover com intensidade, como ocorreu nos dias anteriores ao atual fechamento, novas interdições serão realizadas para a segurança de usuários da via.

PREVISÃO PARA O FIM DE SEMANA

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o final de semana será de sol em toda a região, sem previsão de chuvas. Com temperaturas oscilando entre 21 e 27 graus, no nível do mar, e de 17 a 26 graus, na parte serrana, onde a possibilidade de pancadas de chuvas só retorna na segunda-feira (20).

ANDAMENTO DAS OBRAS NA BR-277

E as obras no km 42m, da BR-277, em Morretes, primeiro ponto atingido por deslizamento, em 27 de outubro de 2022, estão a 20% de serem concluídas. Segundo informou o DNIT, nessa sexta-feira (17), a obra está em 80% e, para ser concluída, ainda são necessários os últimos furos para instalação de chumbadores. “A tela superior para concreto projetado já está sendo instalada. Também será realizada a execução do concreto projetado, a instalação dos dois tipos de tela de alta resistência, e a instalação e concretagem de uma grelha de concreto armado“, comunicou, por meio de nota.
Sobre os danos registrados no último dia sete, no km 33, também em Morretes, em que se abriram grandes fendas e houve afundamento da pista, o DNIT disse que as camadas de pavimento já foram removidas onde houve a ruptura do corpo do aterro. “A topografia já foi concluída, as sondagens estão em andamento e aguardamos o resultado final sobre o Projeto Conceitual/Básico“, informou o órgão federal.