Com obras perto de terminar no km 42, da BR-277, DNIT estipula data para retirada do guindaste


Por Flávia Barros Publicado 20/03/2023 às 16h12 Atualizado 18/02/2024 às 07h20

Prazos e datas que sejam cumpridos, é o que todos que trafegam pela BR-277 esperam. Na tarde desta segunda-feira (20), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), atualizou o andamento das obras nos dois trechos onde o órgão atua na recuperação da BR-277, em Morretes. No km 42, onde o tráfego está parcialmente bloqueado há quase cinco meses, o ritmo dos trabalhos é considerado bom pelo DNIT.
A tela para o concreto projetado já foi instalada. O concreto projetado deve ser executado nesta semana, até quinta-feira (23). Em seguida, será instalada a tela de alta resistência, que já está na obra“, informou por meio de nota. Já em relação ao guindaste, que é fundamental para a execução desses trabalhos, o prazo estimado pelo DNIT é que o utilitário seja retirado do local no dia 31 de março.


ANDAMENTO NO KM 33


Sobre os trabalhos de recuperação no km 33, onde o piso afundou e fendas se abriram no asfalto, no último dia sete, o DNIT afirma que começaram, nesta segunda, as drenagem mais profundas do barranco. A autarquia federal vinculada ao Ministério da Infraestrutura também recebeu o estudo preliminar geológico do local e aguarda os últimos resultados das sondagens e demais ensaios para consolidar o projeto básico da solução. Alguns serviços já foram executados, como a remoção da parte do pavimento rompido.


BURAQUEIRA


Como se não bastassem os trechos com desvio e tráfego em pista simples, devido aos deslizamentos e afundamento da pista, outros danos têm exigido atenção e paciência dos motoristas: o aumento da quantidade de buracos na rodovia. Em relação aos buracos, o DNIT afirma que estão sendo ocasionados em virtude das intensas chuvas no segmento entre Curitiba a Paranaguá. “Passado esse período, os serviços de tapa-buracos emergenciais já iniciaram dia 17 de março e terão continuidade. O DNIT já determinou à empresa contratada que tape todos os buracos do trecho, assim como realize serviços de recuperação estrutural em todo o pavimento, a iniciar em abril“, finalizou a nota.