Com quase 180 animais disponíveis para adoção, Prefeitura de Paranaguá planeja “Dia de Adoção” de cães e gatos


Por Flávia Barros Publicado 05/10/2022 às 20h13 Atualizado 17/02/2024 às 18h46

Eles têm o merecido título de melhor amigo do homem. E também de mulheres, crianças, idosos. Os cães são leais, amam seus tutores e trazem mais leveza para o lar de quem divide a vida com eles, tanto que, segundo o Censo Pet IPB, levantamento anual da população de animais de estimação realizado pelo Instituto Pet Brasil, revelou que o Brasil encerrou 2021 com 149,6 milhões de animais de estimação, um aumento de 3,7% sobre os 144,3 milhões do ano anterior. No topo da lista estão os cães, com 58,1 milhões de indivíduos; as aves canoras (aquelas que cantam, assoviam, gorjeiam) vêm em segundo, com 41 milhões; e os gatos aparecem em terceiro lugar, com 27,1 milhões.

À espera de um lar

Mas antes de pensar em ceder à fofura e a todos os benefícios que ter um animalzinho em casa proporciona, a adoção precisa ser consciente. Ela precisa vir com responsabilidade e com uma reflexão de que bicho não é objeto que se descarta ao mudar de casa; que vive anos e precisa de amor, cuidados a serem mantidos, o que envolve despesas. É de pessoas que avaliam todos esses aspectos, que amem animais e se responsabilizem por eles, que 177 cães e gatos, entre adultos e filhotes, precisam. Os pets estão sob os cuidados da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), depois de serem resgatados e cuidados.

Segundo a diretora do Departamento Veterinário da Semma, Thábata Niceto Lourenço, os interessados em adotar devem levar documento com número de RG e CPF, comprovante de residência, guia ou caixa para o transporte seguro dos animais.

Estamos com superlotação de animais, principalmente filhotes, então estamos fazendo um chamamento à população interessada em adotá-los. Pode-se dizer que, para essa época do ano, para um mês de outubro, é o maior número de animais que já tivemos aqui sob nossa custódia”, disse ao JB Litoral.

Thábata ainda explicou que a quantidade de solicitações de resgate tem sido grande.

Esses animais já passaram por momentos difíceis, alguns viviam em situação de rua, sendo resgatados e recuperados pelo nosso centro de atendimento, e hoje precisam de muito amor e carinho”, reforçou a diretora.

Entre os pets estão cães e gatos, filhotes e adultos. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Paranaguá

Castrados e com chip

A diretora também adiantou que está planejando um “Dia de Adoção” ainda este mês, mas que os interessados podem procurar a Semma a qualquer momento, de segunda a sexta-feira, para adotar um pet. Os adultos são castrados e recebem vermífugo, já os filhotes são entregues para adoção com o vermífugo e data para fazer a castração sem custos.

De acordo com a Prefeitura, os animais adotados também recebem um chip que facilita o acompanhamento. O pequeno objeto é implantado no animal, no momento da castração.