Com réplica do fundo do mar, caminhão da Pasa encanta jovens e crianças na Semana do Meio Ambiente
A Pasa – Paraná Operações Portuárias marcou presença na 16ª edição da Semana do Meio Ambiente, que aconteceu de 13 a 17 de junho, na Arena Albertina Salmon, em Paranaguá. Desta vez, a empresa resolveu inovar e foi além do tradicional estande: com uma réplica do fundo do mar montada dentro de um caminhão, a Pasa, junto com demais parceiros, encantou crianças, jovens e até adultos apaixonados pela vida marinha.
Já na área interna da Arena, em conjunto com a DF Ambiental, a empresa preparou atividades relacionadas ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, com o objetivo de orientar as crianças para a correta separação de materiais recicláveis e orgânicos com um circuito de brincadeiras e premiações. Os adultos também não ficaram de fora; consultores explicaram sobre o que fazer com os resíduos gerados nas casas e destacaram o papel da reciclagem de plásticos para a preservação da vida marinha.
No caminhão do fundo do mar tinha de tudo: de animais empalhados à réplica (em menor escala) de uma baleia. Cercado pelo azul vibrante e os corais que adornavam as paredes do chão ao teto, o caminhão proporcionou uma experiência única de imersão para os visitantes da feira.
“As ações desenvolvidas pela empresa são uma etapa muito importante para o desenvolvimento da consciência ambiental nos jovens e crianças nesta fase em que aprendem sobre valores e comportamentos positivos que irão acompanhá-los por toda a vida”, explica o supervisor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Pasa, José Antônio dos Santos Júnior.
Ele ainda conta que a empresa participa da Semana do Meio Ambiente desde a primeira edição e que a intenção é sempre levar algo novo capaz de captar a atenção dos visitantes.
“O evento já está registrado em nosso calendário e a expectativa é, a cada ano, desenvolvermos atividades diferenciadas para conscientizar os jovens e crianças da nossa região. Para isso, contamos com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente, que a cada ano nos surpreende com a qualidade da feira”, destaca o supervisor.
Aprendendo na prática
Para a professora da Escola Municipal em Tempo Integral Takeshi Oishi, Paloma Marques, a visitação foi uma oportunidade de mostrar aos alunos a vastidão da vida animal e a importância da preservação do meio ambiente. “Durante o ano letivo, sempre trazemos questões ambientais, mas faz uma grande diferença ter esse momento fora da escola. Isso aumenta o aprendizado de forma significativa porque o aluno sai da teoria e aprende na prática. Essa experiência lúdica, quase mágica, que eles têm aqui vão levar para o resto da vida. A prática é essencial no aprendizado”, afirma a professora.
O aluno do 4º ano da escola, Nicolas Emanuel Batista, fala sobre o que aprendeu ao participar pela primeira vez de uma experiência de imersão. “Eu aprendi bastante sobre o meio ambiente; que a gente precisa cuidar do nosso planeta. Também aprendi a separar o lixo e reciclar. O caminhão foi a melhor parte, estava muito legal, tinha vários animais do mar, e a gente aprendeu sobre a vida deles. Com certeza vou visitar se tiver outras vezes”, conclui o aluno.