Com restrição aos “pesados” iniciando nesta sexta, saiba os melhores horários para pegar a estrada


Por Flávia Barros Publicado 30/12/2022 às 11h15 Atualizado 18/02/2024 às 01h36

Um fim de semana inteirinho de sol, sem previsão de chuva, para receber 2023 no Litoral. Pelo menos é o que prevê o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) para alívio e alegria de milhares de pessoas que fazem questão de vir para a região e curtir as festas de Réveillon. Alívio porque ameniza a preocupação com as estradas devido aos deslizamentos e outros transtornos trazidos pelas fortes chuvas registradas em outubro e novembro e ainda afetam o fluxo de veículos nos trechos atingidos das BRs 277, em Morretes, e 376, em Guaratuba.

RESTRIÇÕES A CAMINHÕES

A exemplo do que ocorreu no Natal, voltam a ser implementadas nesta sexta-feira (30) e seguem até segunda-feira (2), as restrições de tráfego para caminhões e veículos de carga articulados (carretas, cegonhas, bitrens, entre outros). A medida foi adotada pelo Governo Estadual para amenizar o trânsito das rodovias, que têm registrado congestionamentos praticamente todos os dias, com piora para esta semana, que iniciou com filas superiores a 30 km. Nesta sexta, por volta das 10h, a fila era de 7 km, na BR-277, no desvio instalado no km 41, no sentido Paranaguá e também era lento de quem saía do Litoral com destino a Curitiba.
Na BR-376, ainda com interdição parcial no trecho do km 668, em Guaratuba, a fila era de quase 3 km em direção a Santa Catarina.

TRECHOS E HORÁRIOS

De acordo com Polícia Rodoviária Federal (PRF), os melhores horários para pegar a estrada são exatamente aqueles em que estarão em vigor a restrição aos veículos de carga. Ao contrário de anos anteriores, não há uma estimativa de quantos veículos devem acessar o Litoral porque essa contagem era feita pela Ecovia, empresa que teve o contrato de concessão suspenso em novembro de 2021.
Na BR-376, ainda segundo a PRF, a restrição de veículos pesados será entre os km 648 e 682 – da entrada para Campo Alto, em Tijucas do Sul, até a praça de pedágio de Garuva, em Santa Catarina. Já na BR-277, as restrições ocorrem no trecho entre o km 60, na antiga praça de pedágio em São José dos Pinhais, até o km 30, no viaduto de acesso a Morretes, conforme dados abaixo:

Restrições foram divulgadas pela PRF e valem desta sexta-feira (30) até a próxima segunda-feira (2). Foto: PRF