Com situação de emergência homologada, Guaratuba e Matinhos podem acessar mais recursos do Governo do Estado


Por Flávia Barros Publicado 31/01/2024 às 10h16 Atualizado 06/02/2024 às 15h32

Foram homologados nesta terça-feira (30), pelo Governo do Estado, os decretos de situação de emergência de Guaratuba e Matinhos. As duas cidades foram atingidas por fortes chuvas na semana passada. Com a homologação, os municípios podem acessar mais recursos estaduais para reconstrução de áreas e apoio às famílias por meio do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap).

Um mês em poucos dias

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o volume de chuvas acumulado no Litoral em menos de uma semana ultrapassou o esperado para todo o mês de janeiro. Entre os dias 20 e 25, o volume chegou a 519,2 mm em Guaratuba, sendo que a média prevista para o mês era de 386,4 mm na cidade. Em Matinhos e Pontal do Paraná, a precipitação acumulada foi de 355,2 mm e 466,8 mm, respectivamente, como noticiou o JB Litoral.

Suporte e ações conjuntas

O Governo do Estado afirma que vem acompanhando as ações de resposta desde os primeiros instantes, primeiro com suporte para a população afetada com as equipes do Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar e, logo em seguida, a Defesa Civil Estadual com logística da ajuda humanitária (distribuição de colchões e kits) e orientações para os municípios sobre os processos de homologação dos decretos de situação de emergência.

As cidades chegaram a montar abrigos para atender as famílias e, aos poucos, com a volta do sol, já estão retomando à normalidade. A orientação segue sendo a de que moradores e veranistas fiquem atentos aos alertas emitidos pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, que tem monitorado a situação no Estado, recebendo as informações dos órgãos de meteorologia. Vinte e cinco alertas foram enviados na última semana chamando a atenção para os riscos de temporais.

*Com informações da AEN