Começa nesta quinta (13) o inédito Circuito Brasileiro de Bodyboarding, em Pontal do Paraná


Por Flávia Barros Publicado 12/07/2023 às 19h50 Atualizado 18/02/2024 às 16h37

Começa nesta quinta-feira (13) e segue até domingo (16) a 3ª Etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding PRO 2023, no balneário Ipanema, em Pontal do Paraná. Será a primeira vez em que o Paraná recebe uma etapa do Circuito, trazendo para Pontal os atletas melhor classificados do Brasil, que disputarão mil pontos válidos pelo circuito nacional. Segundo estimativa da organização do evento, serão cerca de 150 atletas na disputa, em diferentes categorias. Além dos profissionais, que buscam ranquear e brigar pela premiação que totaliza R$ 35 mil reais, homens e mulheres, amadores, master e PCDs também terão a oportunidade de participar. “É uma grande notícia o Paraná receber o Circuito Brasileiro de Bodyboarding pela primeira vez na história. Representa o reconhecimento do potencial de nosso estado, de nossos gestores do esporte, nosso potencial de formação de atletas e como um destino certo para a prática de alto nível. Além disso, mostra o crescimento da modalidade em nossa região”, comemora o presidente da Federação Paranaense de Bodyboarding, Andrio Costa.

Prata da casa

Quem está sorrindo à toa com a competição nacional no “quintal de casa” é o atleta pontalense Roger Fusculin que, aos 17 anos, já coleciona títulos importantes. “Estou muito feliz por escolherem meu pico (onde eu treino todos os dias) para ser a próxima etapa do circuito Brasileiro. Também muito ansioso para essa etapa, pois estou em 2º lugar no ranking Sub18 e em 7º na categoria Open. Nesta etapa irei competir nas duas categorias e acredito que posso me sair bem por conhecer mais o mar, porém tudo depende de Deus”, diz Roger, em conversa com o JB Litoral.

Roger Fusculin é um dos destaques do bodyboarding; atleta mora em Pontal do Paraná. Foto: Arquivo pessoal

Vocação

Para o prefeito Rudisney Gimenes Filho, Rudão Gimenes (MDB), o bodyboarding está entre as modalidades em que a cidade tem “vocação natural”.

Recentemente inauguramos a Escola de Surf e Bodyboarding com um investimento de R$ 350 mil e seguimos investindo nesta área. Também sediamos o Paranaense de Surf e agora vamos realizar uma etapa do Brasileiro de Bodyboarding, um evento com uma megaestrutura, que irá receber atletas de todo o país. Assim, reafirmamos mais uma vez a capacidade do nosso município de organizar grandes eventos”, afirma Rudão.

A economia também agradece

Mas não são apenas os atletas e o prefeito que estão felizes com a realização do evento em Pontal do Paraná. A expectativa é de que o circuito também estimule a economia local, impulsionando os setores de hotelaria, restaurantes, lanchonetes, bares e o comércio. Serão cerca de 300 pessoas ligadas diretamente à competição, além de visitantes. “O evento do porte como o Circuito Brasileiro traz visibilidade ao Paraná como um destino turístico para quem pratica o bodyboarding, o surf e outros esportes de contato direto com a natureza. Temos certeza que este evento vai impulsionar o turismo esportivo local, trazer visitantes de outras regiões durante e após a etapa”, projeta Stéfano Triska, vice-presidente da Confederação Brasileira de Bodyboarding (CBRASB).

Categorias

O Paraná Bodyboarding PRO 2023 é promovido pelo governo do Paraná, por meio da Secretaria de Esportes e Jogos de Aventura e Natureza (JAN) e prefeitura de Pontal do Paraná, com a Secretaria Municipal de Esportes Cultura Lazer e Juventude, e contempla as seguintes categorias:

– Profissional (masculino e feminino);

– Amador (masculino e feminino);

– Master (masculino e feminino);

 – SUB-18 (masculino);

– PCD (mista).

Depois das pranchas, motos

Para os amantes dos esportes, o mês de julho também será marcado pelo Campeonato Paranaense de Motocross. A etapa acontecerá dias 22 e 23, na Pista de Motocross, em Pontal do Sul. O JB Litoral trará, em breve, todos os detalhes da competição.