Começa prazo de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2024 na rede estadual


Por Redação Publicado 22/10/2023 às 21h13 Atualizado 19/02/2024 às 02h55

Começa nesta segunda-feira (23) o processo de matrícula e rematrícula para o ano letivo de 2024 na rede estadual de ensino. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), a confirmação das vagas, tanto para matrícula inicial quanto para rematrícula, seguirá até 10 de novembro. No Litoral, são cerca de 32 mil alunos, divididos nas 60 escolas estaduais, nos sete municípios da região.

Tudo on-line


Assim como em anos anteriores, os responsáveis legais devem fazer o procedimento de forma on-line pelo site da Secretaria Estadual da Educação, na Área do Aluno. A matrícula inicial ou rematrícula devem ser realizadas por meio da opção “Matrícula On-line”, após a conferência ou atualização cadastral do estudante pelo seu responsável legal. O responsável pode confirmar a vaga na instituição de ensino em que o adolescente já estuda ou na indicada pela Seed (no caso de matrícula de ingresso).


Para mudar


Caso deseje realizar a matrícula em outra escola, que não seja a indicada pela secretaria, é preciso apresentar até três instituições de ensino de preferência. Nesta opção, o estudante será inserido no Cadastro de Espera de Vaga Escolar (Ceve) e o responsável deverá entrar na “Área do Aluno”, a partir de 23 de novembro, para conferir o resultado da solicitação e, a partir do dia 27 de novembro, para confirmar a matrícula na instituição de ensino de preferência.

Se nenhuma das opções forem contempladas, o estudante permanecerá na instituição de ensino direcionada pela Seed, para a conclusão do processo e, a partir do dia 2 de janeiro de 2024 poderá entrar novamente na lista de espera de outras instituições de ensino.

Alternativa


A Seed dá a opção de ir até a escola, em casos em que o responsável legal não possua celular ou não tenha acesso à internet, ele poderá fazer a matrícula on-line pela instituição de ensino estadual onde o aluno já estuda, ou mesmo na escola mais próxima de sua residência. Em ambos os casos, a escola disponibilizará acesso aos pais ou responsáveis para a efetivação da matrícula virtual.

Documentos

Para a efetivação da vaga, é necessário apresentar toda a documentação obrigatória, seja enviando desde o momento da confirmação da matrícula ou entregando presencialmente na instituição de ensino onde foi feito o processo, até o primeiro dia letivo de 2024.

Para a rematrícula é obrigatório o comprovante de vacinação e a fatura emitida pela Copel ou pela Sanepar nos últimos dois meses. Para a matrícula, a certidão de nascimento; documento oficial de identificação com fotografia do responsável legal em caso de estudantes menores de idade; comprovante de vacinação e; fatura emitida pela Copel ou pela Sanepar nos últimos dois meses.

Ensino técnico


Já para quem deseja cursar o ensino médio e fazer um curso técnico integrado, é necessário fazer neste mês de outubro a matrícula on-line no ensino médio regular. A diferença é que neste mesmo período as escolas que ofertam ensino técnico já estão fazendo as inscrições e entrevistas com os interessados, para então abrir as turmas de 2024. O resultado sairá a partir do dia 27 de novembro e a confirmação da matrícula na Área do Aluno.