Começam obras de drenagem em Pontal do Paraná; o investimento é de R$ 3,4 milhões para reforçar infraestrutura contra chuvas intensas


Por Flávia Barros Publicado 12/11/2024 às 13h38

Com um investimento de R$ 3,4 milhões, composto por recursos do Governo do Estado e uma contrapartida da Prefeitura de Pontal do Paraná, começaram na última semana as obras para a instalação de novas galerias de concreto armado. Segundo a Administração Municipal, o projeto de drenagem urbana vai reduzir os problemas de alagamento em áreas sensíveis do município, fortemente impactadas pelas chuvas intensas deste ano.

As galerias têm 1,5m x 1,5m de diâmetro, totalizando 822 metros de extensão que serão distribuídos em 30 passagens que fazem o escoamento da água das chuvas. As obras começaram na Rua Plínio Tourinho, em Praia de Leste, e seguem em direção aos bairros Jardim Jacarandá e Canadá. As novas galerias substituirão as manilhas antigas, dobrando a capacidade de fluxo de água.

OUTROS SERVIÇOS

Além da instalação das galerias, o projeto para reduzir alagamentos e melhorar a drenagem em áreas críticas inclui serviços de terraplanagem, construção de base e sub-base, drenagem e revestimento, entre outros.

Esse investimento em drenagem urbana é fundamental para garantirmos a segurança e o bem-estar dos moradores, especialmente em áreas que sofrem com alagamentos. Estamos unindo forças para implementar soluções duradouras e preparar Pontal do Paraná para enfrentar os desafios impostos pelas chuvas intensas, melhorando a infraestrutura e a qualidade de vida de nossa população”, destacou o prefeito Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão Gimenes.

COMEÇA REFIS

Para realizar obras de infraestrutura como as de melhorias na drenagem, assim como manter as despesas do Município, com Educação e Saúde, por exemplo, a Prefeitura necessita dos recursos provenientes da arrecadação de impostos. Para incentivar os moradores que estão com pendências a quitarem seus débitos, a Administração Municipal lançou, na última semana, o Programa de Recuperação Fiscal de Pontal do Paraná (Refis Pontal). O Refis permite que pessoas e empresas quitem suas dívidas de forma parcelada e com até 90% de desconto nas multas e juros.

Instituído pela Lei Ordinária nº 2.608, de 1º de novembro de 2024, o Refis funciona da seguinte forma: 

  • Reduções de até 80% para pagamento à vista.
  • Descontos de até 70% para parcelamentos em até 60 meses.
  • Descontos de até 60% para parcelamentos em até 120 meses.
  • Descontos de até 50% para parcelamentos em até 180 meses.
  • Possibilidade de parcelamento parcial de até 95% do valor.

Para participar do Refis, os contribuintes devem acessar o Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC) no site da Sefaz; verificar se possuem débitos vinculados; clicar em Continuar” e seguir as instruções; e, por fim, informar o CPF.

A homologação do parcelamento ocorre com o pagamento da primeira parcela, que deve ser feito até o último dia útil do mês da adesão. Caso o contribuinte tenha dúvidas, a orientação da Prefeitura é a de procurar o setor de arrecadação. Para mais informações, deve-se entrar em contato pelo WhatsApp: (41) 93500-7980.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *