Começo em grande estilo: temporada de cruzeiros foi aberta com sucesso, em Paranaguá


Por Flávia Barros Publicado 02/12/2023 às 18h01 Atualizado 19/02/2024 às 07h13
cruzeiro de passageiros, navio

Quem circulou pela região portuária e central de Paranaguá na última sexta-feira (1º) certamente contemplou o navio de passageiros MSC Lirica, de onde desembarcaram centenas de passageiros, de diversas nacionalidades, e embarcaram outras cerca de 400 pessoas, que vieram à cidade especificamente para seguir a uma viagem de sete dias.

Para os passageiros em trânsito que optaram por descer do navio, a Praça de Eventos Mario Roque foi o primeiro destino depois do porto, onde puderam escolher os atrativos de toda a região em estandes dos sete municípios que ofertavam passeios, experiências gastronômicas, atrativos naturais e pacotes para os visitantes.

De férias com o marido e o filho, Elisandra Félix veio da Argentina para embarcar no cruzeiro. “É a primeira vez que estamos em Paranaguá. Está muito linda a recepção, muito legal. Vamos para Camboriú, Uruguai, Argentina e depois voltamos para cá, onde iremos desembarcar“, disse ao JB Litoral

De férias com o marido e o filho, Elisandra Félix veio da Argentina para embarcar no cruzeiro. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral


O diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, destacou a geração de empregos impulsionada pela vinda dos cruzeiros. “É um dia de alegria e muita satisfação para todos que acreditaram que Paranaguá e o Governo do Estado podem fazer não apenas as grandes movimentações de cargas, mas também o desenvolvimento do turismo em nossa cidade. Os turistas vão precisar de hotéis, farmácias, se abastecer do nosso comércio e isso vai fazer a geração de emprego de Paranaguá e todo o Litoral ser muito produtiva“, avaliou Pioli. “Nós apenas organizamos a nossa casa para recebermos os visitantes, que estão sendo atendidos com muito carinho, atenção e cuidado“, completou.

Preparação e retorno


O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (PSD), lembrou da preparação conjunta para receber os cruzeiros. “A gente está muito feliz de poder apresentar Paranaguá para os turistas. Foi um ano de preparação para esse momento. Antes, Paranaguá era o Porto e a Ilha do Mel, mas, agora, também seremos dos cruzeiros e a cidade vai crescer com o turismo“, afirmou.

Já o secretário estadual de Turismo, Márcio Nunes, reforçou a importância dos cruzeiros para a movimentação da economia. “Poder receber turistas de tantos países como vimos aqui, coreanos, paraguaios, argentinos, chilenos, bolivianos e italianos, nesse trabalho conjunto entre diversas secretarias, a fim de fazer com que eles saiam falando bem, voltem e tragam mais pessoas. A movimentação estimada é de aproximadamente R$ 20 milhões, com mais de 10 mil turistas, tenho certeza de que será um divisor de águas. São mais de mil empregos gerados”, comemorou Nunes.  

Joelson era um dos muitos com motivos para sorrir. O empresário já percebeu o aumento na renda logo no primeiro cruzeiro. “Acredito que o movimento vai aumentar bastante, proporcionando um ganho para a cidade, para o comércio. É necessário também que a gente se capacite mais, que os nossos prestadores de serviço falem inglês e espanhol, para atender bem os turistas, e nós esperamos bons lucros para a empresa“, falou ao JB Litoral

navio de passageiros, paranaguá, msc lirica
Representantes do Governo e dos poderes Executivo e Legislativo de Paranaguá também compareceram à chegada do primeiro navio da temporada. Foto: Alessandro Vieira/CC

Movimentação


A previsão da Secretaria do Turismo é que o fluxo de visitantes na cidade aumente gradualmente e de maneira significativa ao longo das semanas, uma vez que a temporada turística com embarques e desembarques dura até março de 2024.

Vindo da Europa, o MSC Lirica passou por outros portos da costa brasileira antes de chegar em Paranaguá. Ele seguiu para Itajaí, em Santa Catarina; Punta del Este, no Uruguai e; Buenos Aires, na Argentina; retornando na sequência a Paranaguá.

As paradas do MSC Lirica vão acontecer todas as sextas-feiras. Os turistas poderão embarcar nos próximos dias 8, 15, 22 e 29 de dezembro, 5, 12, 19, e 26 de janeiro, 2, 9, 16 e 22 de fevereiro e 1º e 8 de março. O navio tem capacidade para 2.648 passageiros e conta com 721 tripulantes. São 988 cabines no total. A embarcação pesa 65 mil toneladas, com 274,9 metros de comprimento, 28,8 metros de largura e 54 metros de altura.

Para o check-in e o check-out foi montada uma estrutura pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo, em um investimento de cerca de R$ 1 milhão em infraestrutura e climatização. A montagem do local, no Complexo Turístico Dom Novak, o Mega Rocio, assim como a estrutura na Praça Mario Roque, que recepciona os turistas em trânsito, contou com apoio da Secretaria da Cultura do Estado, do Viaje Paraná e da Prefeitura de Paranaguá.