Comemorações dos 375 anos de Paranaguá já começaram: entrega de obras públicas marcou esta segunda (17)


Por Luiza Rampelotti Publicado 17/07/2023 às 18h50 Atualizado 18/02/2024 às 17h18

Paranaguá comemora 375 anos no próximo dia 29, e as celebrações de aniversário já estão acontecendo (confira a programação completa aqui). Desta segunda-feira (17) até o dia 29, a cidade conta com uma programação recheada de inaugurações de obras públicas, entregas de equipamentos, atividades esportivas e culturais, shows nacionais, entre outros.

Para abrir o calendário de comemorações desta semana, nesta segunda aconteceram as entregas de uma van para o transporte de pacientes que realizam o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), do calçamento de ruas no bairro Sete de Setembro, na Ilha dos Valadares, e da assinatura da ordem de serviço para pavimentação asfáltica em ruas do Parque São João.

A van entregue para a Secretaria Municipal de Saúde chega para incrementar a frota que atende ao TFD, que agora conta com 12 veículos. O utilitário, que tem capacidade para 20 pessoas e custou R$ 356 mil, foi adquirido em parceria com o governo estadual, que dividiu meio a meio os custos com a Prefeitura.

Se formos contar tudo desde 2017, no início da gestão, já entregamos mais de 100 veículos para a Saúde. No caso desta van, mostra que a parceria com o governador vem funcionando muito bem”, disse o prefeito Marcelo Roque (PSD).

A van possui 20 lugares e foi adquirida através de uma parceria com o Governo do Estado. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

O prefeito também ressaltou a programação dos festejos do aniversário da cidade. “Serão eventos e, principalmente, obras. Esse é o presente que damos ao nosso município e que estão saindo do papel: asfalto, equipamentos para a Saúde e várias secretarias com obras”, completou.

Tratamento Fora do Domicílio

O Tratamento Fora do Domicílio é um benefício que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem receber, que consiste na assistência integral à saúde, incluindo o acesso de pacientes que residem em uma cidade até outro município para receberem o tratamento mais adequado à resolução de seu problema. Em Paranaguá, de 1º de junho a 10 de julho, 3.202 atendimentos pelo serviço de transporte a hospitais e clínicas em Curitiba e Região Metropolitana foram realizados.

Essa van para o TFD foi conquista de um trabalho em conjunto entre o governo e a Secretária Municipal de Saúde, pois temos uma equipe engajada em angariar recursos para que não venham só do Município, que o Estado e a União também nos ajudem com aporte financeiro. Só tenho a agradecer a todos os motoristas e a equipe de transporte que sai todas as madrugadas para levar esses pacientes a Curitiba ou Região Metropolitana para todos os hospitais credenciados pelo SUS”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Vereadores e secretários municipais participaram da entrega da van. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Ela ainda fez questão de destacar que todos os pacientes e acompanhantes que fazem o tratamento fora do domicílio recebem um atendimento completo. “Eles recebem o kit lanche para auxiliar na primeira alimentação, já que a saída de Paranaguá ocorre nas primeiras horas do dia. E isso é muito importante, porque não é todo município que oferece esse kit, e conseguimos identificar os pacientes parnanguras em razão dele. Já tivemos outros municípios vindo nos visitar e entender como fazemos essa aquisição e distribuição, ou seja, Paranaguá é um bom exemplo para outras cidades”, comentou.

Pavimentação na Ilha dos Valadares

Logo após a entrega da van, o próximo evento foi na Ilha dos Valadares, onde ocorreu a ‘inauguração’ do calçamento nas ruas Miguel do Carmo, Mangas, Natanael Corá, Beco da Bateira e Ademilde Araújo. No primeiro semestre de 2023, quase 1 km de pavimentação foi executada no bairro mais populoso de Paranaguá.

De janeiro a julho deste ano, cerca de 70 mil bloquetes foram instalados nas ruas da Ilha dos Valadares, garantindo melhor mobilidade e mais qualidade de vida para os 30 mil moradores da região. “Mas não é só isso, desde o início da gestão a Ilha dos Valadares tem sido atendida com isenção da balsa, construção do posto de saúde Rodrigo Gomes, reforma das escolas e CMEIs, iluminação em LED, além de asfalto, que foi uma novidade na ilha e que vamos continuar fazendo. Ainda temos quase 4 km de asfalto para entregar até o fim da gestão. Além disso, temos a cereja do bolo, que é a ampliação da ponte, a qual vamos começar a bater a estaca da obra nos próximos 15 dias, aí sim o povo vai ter certeza de que ela vai realmente sair, e nossa previsão é de que no primeiro semestre do ano que vem estejamos inaugurando essa obra tão importante para Paranaguá. São trabalhos que vêm para ajudar no desenvolvimento da ilha”, disse o prefeito Marcelo Roque.  

Chegou a nossa vez”, disse morador da ilha

O prefeito ainda destacou que grande parte dos bloquetes instalados nas ruas da ilha veio do reaproveitamento de outras obras, como da estrutura montada atrás da Arena Albertina Salmon para a Festa Nacional da Tainha, que aconteceu de junho a julho. “Também temos paralelepípedos que tiramos de outras ruas da cidade para fazermos asfalto novo, por exemplo, guardamos e usamos nas nossas obras. Tudo é reaproveitado e garantimos uma infraestrutura de qualidade”, explicou.

O morador Otávio Rodrigues da Rocha comemorou a instalação de bloquetes na rua de sua casa, a Ademilde Araújo. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

O morador Otávio Rodrigues da Rocha, de 71 anos, mora há 35 na Ilha dos Valadares, na Rua Ademilde Araújo. Ele contou que, nos últimos anos, a região teve um “boom” de melhorias e investimentos que eram aguardados há décadas.

Esse era nosso sonho; ver nossa ilha toda calçada, pois isso melhora nossa qualidade de vida. Quando chovia, essa rua virava um lago, agora está nota 10. Sempre pensei: uma hora, se Deus quiser, a pavimentação chega, tudo tem um tempo, e agora chegou a nossa vez, estamos felizes da vida”, comemorou.

O vereador Fábio Santos (PSD), presidente da Câmara de Vereadores e morador da Ilha dos Valadares, também celebrou as conquistas obtidas para a região. “Só nesse ano, foram mais de 70 mil bloquetes colocados, atendendo, principalmente, próximo às escolas. E continuamos trabalhando para realizar o sonho dos moradores, que é o de ver uma ilha totalmente calçada, asfaltada. Vamos continuar trabalhando junto com o prefeito para que essa ponte logo comece a bater as estacas e que nossa região tenha sempre mais infraestrutura”, concluiu.

4 km de asfalto no Pq. São João e Divinéia

Para finalizar o dia de celebrações, o prefeito Marcelo Roque realizou a assinatura da ordem de serviço para pavimentação asfáltica de sete ruas do Parque São João e Vila Divinéia, com quase 4 km de asfalto. Os investimentos para a execução superam os R$ 4.3 milhões.

É qualidade de vida aos moradores na região. É uma obra que deve ser concluída até o final do ano e se soma as outras que estão acontecendo em vários bairros de Paranaguá, como no Parque Agari e Coronel Elísio Pereira, no km 19, em Alexandra, também na avenida Coronel Santa Rita, Jardim Iguaçu, e outras localidades que estão recebendo esses serviços em pavimentação”, disse o prefeito.

A partir da assinatura, as obras já podem ser iniciadas nos próximos dias. “São sete ruas no Parque São João e Divinéia. Além desse trabalho da pavimentação, toda via também vai receber outros serviços como calçada, meio-fio, drenagem, sinalização vertical, horizontal, entre outros serviços, o que deixará as ruas totalmente revitalizadas”, detalhou o secretário municipal de Obras, Ildeivan da Silva Júnior.

Slider 5
Assinatura da ordem de serviço para execução do asfalto no Pq. São João e Vila Divinéia aconteceu nesta segunda (17). Foto: Prefeitura de Paranaguá