Comemorando 119 anos, Estiva de Paranaguá recebe como presente a posse da nova diretoria
Nesta segunda-feira (12), a nova diretoria do Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná (Sindestiva) tomou posse para comandar a entidade até 2025. A solenidade aconteceu na sede recreativa da Estiva, na rua Paulo Canhola, nº 100.
O novo presidente, João Fernando da Luz, mais conhecido como Nando, foi eleito no último dia 4, após um pleito definido por 840 eleitores. Sua equipe, a Chapa 1, venceu com 425 votos válidos.
A eleição aconteceu depois de o ex-presidente Izaías Vicente da Silva Júnior, eleito em 2020 e que comandaria a Estiva até 2023, ter sido destituído em maio deste ano. A destituição envolveu várias polêmicas e a acusação de malversação dos recursos do sindicato, bem como a falta da negociação de acordos e convenções coletivas de trabalho, que estariam prejudicando a categoria.
Agora, Nando quer retomar a história do Sindestiva que, segundo ele, foi manchada pelos últimos episódios. “O fundamental para a nossa Estiva são as negociações coletivas, os contratos coletivos e as convenções do porto público que estão parados há mais de um ano e, por isso, nosso sindicato vem passando por enormes dificuldades. Então, agora o foco é a negociação coletiva”, disse durante a posse.
Experiente, o atual presidente é estivador há 39 anos e já fez parte da diretoria do sindicado em 1995, quando lutou pela confirmação no Brasil da Convenção da OIT 137. Sua diretoria inclui nomes como os de Genilton Cezar Leandro como secretário; Simei Moraes como tesoureiro; Nesias Paulino de França como diretor de assistência social; Rogério Alves dos Santos como diretor junto ao Órgão Gestor de Mão de Obra de Paranaguá (OGMO), e Arildo Carvalho Vidal, Alcir Cesar Machado da Silva e Acir Gomes Júnior no conselho fiscal.
Estivas do Brasil apoiam Paranaguá
A solenidade de posse também contou com a presença de vários outros presidentes de sindicatos portuários e autoridades, como o secretário geral da presidência da Portos do Paraná, Nilson Viana; o secretário municipal de Trabalho e ex-presidente da Estiva, João Lozano; o presidente da Federação Nacional dos Estivadores, José Adilson Pereira; o ex-presidente da Junta Governativa Provisória do Sindestiva, Ernesto Cezar de Araújo Neto, entre outros.
José Adilson destacou que as Estivas de todo o Brasil estão apoiando o sindicato de Paranaguá. “Viemos para cá para ver se a Estiva de Paranaguá retoma novamente os trilhos, retoma o processo de negociação, protege seus acordos coletivos e o mercado de trabalho dos trabalhadores, e se prepara para a grande luta que temos pela frente, pois tem muita discussão sobre privatização, mudança da legislação portuária. Precisamos de Paranaguá forte, organizada, unida para todo esse enfrentamento”, discursou.
119 anos da Estiva
Durante a cerimônia, os presentes aproveitaram para cantar parabéns para a Estiva de Paranaguá, já que nesta terça-feira (13), a entidade comemora 119 anos de existência. Fundado em 1903, o sindicato foi um dos primeiros do país e é a classe de Trabalhador Portuário Avulso (TPA) mais antiga de Paranaguá.
Ao longo de mais de um século, foram várias as transformações que precisaram acontecer para que o Sindestiva chegasse aonde chegou: 1.031 associados registrados e trabalhando no porto de Paranaguá.
Apesar de o momento ser de incertezas devido ao processo judicial que corre na Justiça sobre a definição da diretoria e, também, especialmente devido às perdas financeiras da categoria por conta da falta de acordos e convenção coletiva de trabalho, os estivadores esperam que, agora, com a nova diretoria, o sindicato “volte aos trilhos” e retome o prestígio da classe.