Comerciantes preveem progresso no setor com “melhor temporada dos últimos 10 anos”


Por Marinna Prota Publicado 18/09/2021 às 12h11 Atualizado 16/02/2024 às 13h44

O feriado de 7 de setembro foi uma pequena amostra do que está por vir na temporada de verão nas praias paranaenses. Em Pontal do Paraná, a busca por um fôlego a mais no comércio e no setor de turismo gerou otimismo nos empresários, após os cinco dias de praias cheias neste mês. Para o fim do ano, a expectativa tem sido bem alta e a recuperação da crise econômica causada pela pandemia parece certa.

Segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Pontal, Gilberto Keserle, a preparação para a temporada já começou. “Nós estamos acreditando muito que teremos uma virada de ano bem melhor do que em 2020. Até porque, as pessoas estão com um índice de vacinação muita grande, então nossa expectativa é de que tenhamos números muito melhores de pessoas em nosso município. Isso aliado com os cuidados que estamos tendo na cidade para que todos possam curtir o verão com segurança”.

Na avaliação do empresariado local, o ano de 2020 e os primeiros meses de 2021 foram difíceis para quem dependia das portas abertas e dos clientes presencialmente dentro das lojas. Caso do Diego Jonathan Dubena, vendedor de sorvetes, que possui uma loja na Avenida Beira Mar, em Pontal do Paraná.

“Foi extremamente horrível e complicado, a gente sobreviveu não sei como. Nós tínhamos uma reserva, mas se dependesse daqui, com o fechamento que tivemos, acabamos gastando tudo que estava guardado. Agora vamos ver o que vai ser nessa temporada”, disse o comerciante.

Na região, considerada um dos principais pontos de turismo da cidade, a expectativa permanece alta. “Durante a pandemia foi muito difícil, loja fechada, conta vencendo e cliente que é bom nada. Tá difícil, não foi fácil até agora. Mas vamos ver se a temporada melhora, a nossa expectativa é a melhor possível. Mercadoria e força de vontade é o que não falta”, garantiu Eduardo Ribeiro dos Santos, empresário que possui um comércio de variedades no calçadão da Praia de Leste.

Bom pressentimento

Pandemia e portas fechadas trouxeram muitas dificuldades para o empresariado local, mas recuperação é esperada para este ano (foto: Diogo Monteiro/JB Litoral)

Sem números oficiais, mas com uma percepção em função da quantidade de turistas que estiveram no litoral paranaense durante o feriado prolongado, o balanço do 7 de setembro foi positivo e revela o que pode estar por vir na temporada.

“Ainda não temos os números oficiais, em conversas informais com representantes de diversos setores, todos são unânimes em afirmar que tiveram um crescimento no faturamento em torno de 20% em relação à 2020. Nós da Associação Comercial, bem como os comerciantes, estamos otimistas, acreditamos que teremos a melhor temporada dos últimos 10 anos”, afirmou o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pontal do Paraná (Aciapar), Ercio Luiz Weschenfelder.

Elcio José dos Santos, dono de uma loja de surf na praia de leste, pondera que “o 7 de setembro, para nós aqui da praia, sempre foi o reflexo da temporada de verão. Antes da pandemia era assim: se esse feriado fosse bom, a nossa temporada com certeza seria boa. Agora com a vacinação de grande parte das pessoas, acredito que vai ser uma temporada com bastante movimento”.

Vendedores ambulantes

Parte importante da economia durante o verão, os vendedores externos, considerados ambulantes, que costumam vender comida e objetos na beira da praia, passam meses antes da temporada pela realização de um cadastro com a prefeitura. Mais do que registrar quem são as pessoas que fazem esse tipo de serviço, a secretaria de Turismo e Desenvolvimento acaba realizando também a capacitação das pessoas para atender o público.

Comerciantes têm expectativa alta para a temporada 2020/2021. (foto: Diogo Monteiro/JB Litoral)

“Nós fizemos um trabalho para recadastrar os nossos vendedores ambulantes, iniciamos em agosto, com aqueles que já vinham trabalhando. Depois, iniciamos um processo para os novos, com as vagas ainda disponíveis, e encerra no dia 30 de setembro. Após isso, temos a capacitação desses vendedores para que eles possam atender os turistas com bastante informação e principalmente em relação aos cuidados por conta da pandemia”, explicou Gilberto Keserle.

Ainda na linha da prevenção ao coronavírus, a cidade, junto com outros municípios do litoral, faz parte do projeto do Governo do Estado chamado de “Verão Consciente”. Pontal do Paraná terá três postos de coleta e realização de testes para a Covid-19 de maneira gratuita, eles ficarão em Pontal do Sul, Ipanema e Praia de Leste e terão capacidade de realizar centenas de testagens por dia.