Complexo de Natação Nereu Gouvêa, em Paranaguá, será retomado nesta quarta (29), após reforma completa


Por Redação Publicado 27/11/2023 às 22h04 Atualizado 19/02/2024 às 05h57

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (PSD), anunciou em suas redes sociais que, nesta quarta-feira (29), o Complexo Olímpico de Natação Nereu Gouvêa, localizado na Ponta do Caju, será reinaugurado após passar por uma reforma completa. O espaço foi inaugurado em 2006 com o propósito de atender os alunos da rede municipal de educação.

A decisão de reformar o complexo foi tomada em 2020 e veio da constatação de que a estrutura original estava severamente deteriorada pelo tempo e pelas condições climáticas da região. A engenheira civil da Prefeitura, Bruna dos Santos Rueda, destacou a necessidade urgente de manutenção, explicando que as estruturas metálicas sofriam com as intempéries, causando corrosão.

A falta de manutenção periódica contribuiu para a deterioração progressiva do local”, disse a engenheira no memorial descritivo da obra.

O espaço teve sua estrutura revitalizada pela Hope Construtora Ltda, vencedora da licitação para as obras, iniciadas em 2020. O valor total do investimento foi de cerca de R$ 4 milhões.

O que foi mudado?

As melhorias abrangeram diversas áreas do complexo. A fachada foi reformulada e fechada com placas cimentícias próprias para áreas externas, proporcionando maior durabilidade e estética. O portão lateral, antes deteriorado pela exposição ao tempo, recebeu atenção especial, com a aplicação de materiais anticorrosivos para garantir maior resistência.

O prefeito Marcelo Roque anunciou em suas redes sociais, na segunda-feira (27), que o Complexo voltará a atender aos alunos da rede municipal nesta semana. Foto: Divulgação/Marcelo Roque

O espaço ao redor da piscina, outrora revestido com pedras São Tomé, passou por uma transformação, substituindo o material por porcelanato antiderrapante e poroso, adequado para áreas molhadas. A escada e outros materiais similares foram substituídos, com produtos específicos para resistir à maresia e corrosão. A arquibancada de concreto foi submetida a uma nova pintura e emassamento para reparar fissuras.

A área da piscina recebeu atenção especial, com a reforma para garantir o pleno funcionamento. Problemas como o desgaste do rejunte, a ineficácia das barras anti pânico e a falta de manutenção periódica levaram a uma reformulação completa. Além disso, foram instalados painéis solares visando não apenas aquecer a piscina de forma mais eficiente, mas também contribuir para a redução do consumo de energia elétrica.

Os banheiros, tanto feminino quanto masculino, foram reformados, com a substituição de torneiras, sifões, papeleiras, espelhos e portas. A cobertura danificada, com cabos rompidos e ferrugem, foi completamente substituída, permitindo a retomada das aulas que precisaram ser suspensas temporariamente.

A retomada das atividades do Complexo Olímpico de Natação Nereu Gouvêa representa não apenas a restauração física do espaço, mas também um compromisso renovado com a segurança, qualidade e eficiência para as crianças da rede municipal de educação. O investimento nas melhorias reflete o comprometimento da administração municipal com o bem-estar e o desenvolvimento das futuras gerações”, destacou a secretária municipal de Educação, Tenile Xavier.