Conheça Joelcio Dunayski, destaque em fotos de casamento e ensaios no litoral


Por Diogo Monteiro Publicado 19/08/2021 às 10h54 Atualizado 16/02/2024 às 10h40
Joelcio e Sofia, paixão de pai sendo passada para a filha. Foto: Ebenezer Pires

Nesta quinta-feira (19) o mundo celebra o dia da fotografia. Desde 1839, quando Louis Daguerre realizou o primeiro registro fotográfico para os dias atuais, muita coisa mudou. Com a crescente mudança em suas tecnologias os fotógrafos foram se reinventando ao longo do tempo e a cada dia novos adeptos mergulham nesse mundo, onde os sonhos e momentos únicos são capturados e eternizados.

Para comemorar esta data junto com os fotógrafos do litoral, trouxemos um representante da categoria para contar um pouco da sua bela história com esta profissão, que mistura arte e sensibilidade. O JB Litoral conversou com o fotógrafo, parnanguara de coração, Joelcio Rodrigo Dunayski, de 42 anos. Há 19 anos ele iniciou sua carreira como auxiliar e hoje representa a cidade nos principais eventos e cerimônias de casamento do país.

JB Litoral: Joelcio, como foi que você se aproximou da fotografia?

Joelcio Rodrigo Dunayski: “A fotografia apareceu para mim com a necessidade de um amigo, Claudio Neves, que precisava de um auxiliar. Nessa caminhada, passei por aprendiz, auxiliar, segundo fotógrafo, freelancer e hoje tenho meu próprio negócio. Trabalhava em uma empresa privada e a fotografia foi por muito anos a segunda fonte de renda, quando em 2017 decidi que não dava mais para manter ambos. Após uma análise minuciosa optei por aquilo que para mim hoje, me faz sentir realizado como profissional: registrar as histórias e momentos das pessoas”.

JB: Qual foi o impacto da pandemia da Covid-19, na sua carreira?

JRD:A pandemia veio como mais um obstáculo a ser superado, algo novo, e infelizmente muito cruel, que além de tirar pessoas das nossas vidas acabou afetando completamente nosso trabalho. Houve um bloqueio total de podermos trabalhar e tivemos que nos reinventar em algo para a vida seguir”.

JB: O que a fotografia representa para você e aos seus clientes?

JRD:A fotografia representa hoje algo muito gratificante, no atual momento que estamos vivendo, vejo cada vez a importância de um bom retrato da família, das pessoas que estão perto de nós, dos momentos que vivemos e acabamos não registrando. Falo muito para meus clientes que uma fotografia do dia, nos faz mergulhar na lembrança do dia todo vivido”.

JB: Durante esse tempo, o que você fez para aprimorar o seu trabalho?

JRD: “Nessa caminhada, optei por participar de algumas associações de fotografias, para evoluir o meu trabalho com a troca de experiências com grandes profissionais da fotografia mundial e colocar nossa Paranaguá nesse cenário”.

JB: Suas obras são conhecidas nacionalmente, quantas fotografias suas já foram premiadas?

JRD: “Hoje sou associado e premiado pela Inspiration Photographers (associação de fotógrafos de casamento e família) com 5 (cinco) imagens premiadas e 1 uma história de casamento, essa me levou a indicação para o “lentes de ouro 2019″ (evento realizado anualmente pela associação para premiar os melhores fotógrafos do ano), com indicação de melhor história de casamento e fotógrafo revelação do ano. Sou também associado e premiado pela Bride Association, uma associação de fotógrafos de casamento, com representantes em 18 países. Nessa possuo 8 imagens premiadas, inclusive 2 no último round promovido por ela”.

Até o momento o fotógrafo Joelcio Dunayski possui 13 imagens premiadas, além de uma história de casamento premiada e duas fotografias com menção honrosa. Para conhecer melhor o trabalho deste talento, você pode acessar o perfil dele no Instagram ou pelo site www.joelciodunayski.com.br .