Conheça o único parnanguara a ser convidado para o Arraiá da Vila, de Carlinhos Maia


Por Luiza Rampelotti Publicado 31/05/2023 às 14h41 Atualizado 18/02/2024 às 12h46

Como superar uma fase ruim? Para o parnanguara Emerson da Silva Borba, o humor foi seu remédio durante um período ‘tenebroso’ de sua vida, após a morte de sua mãe, em 2018, e seu divórcio, no final de 2020. Foi neste meio tempo que ele decidiu encontrar forças para, mesmo triste, fazer outras pessoas sorrirem e, quem sabe, como consequência, encontrar um pouco de alegria naquela fase difícil.

O que ele não imaginava é que daria tão certo e que, menos de três anos depois, ele estaria entre os mais famosos comediantes do Brasil.

Entenda essa história – Emerson Preto Borba, como é mais conhecido, começou a gravar vídeos engraçados e postar nos status do WhatsApp para seus amigos mais próximos. Com incentivo, ele passou a ampliar o público e foi para o Instagram, onde qualquer pessoa podia visualizar seus posts e stories.

Hoje, ele possui mais de 53 mil seguidores na rede social, onde publica, diariamente, sua rotina completa, com uma pitada de humor, e grava quadros cômicos, como a visita semanal ao túmulo de sua mãe. Além disso, Emerson também faz shows de stand up comedy.

Comecei brincando, fazendo vídeos no WhatsApp. Quando me dei conta, já estava no Instagram e está dando certo. Gravei um personagem chamado Dona Fifi e, daí, entrei no mundo do stand up. Meu primeiro show foi com Rodrigo Capela, que é um grande humorista, mas atualmente optei por fazer o stand up de cara limpa, que significa sem personagem, apenas eu mesmo, contando os causos e piadas feitas na hora”, conta ao JB Litoral.

Emerson sempre quis estar entre os melhores e, para isso, se dedicou a conhece-los e apresentar seu trabalho a eles. Um dos humoristas o qual Preto Borba ‘stalkeou’ até encontrar foi Carlinhos Maia; ele não esperava que fosse ser tão bem acolhido pelo famoso que tem quase 27 milhões de seguidores no Instagram.

Encontro com Carlinhos Maia

O encontro aconteceu em abril deste ano, após o parnanguara viajar para Penedo (AL), onde fica a famosa Vila Primavera, local onde Carlinhos Maia cresceu e a razão pela qual sua carreira estourou quando os vídeos bem humorados sobre o cotidiano no bairro caiu no gosto dos internautas.

Quando você tem um sonho, tem que ir atrás. E foi isso que aconteceu com o Carlinhos Maia, mas tive sorte porque muitos seguidores meus são dele também e foram me informando sobre onde ele estava. E deu certo! Enquanto acompanhava os stories dele, peguei minha esposa, um avião e fui, me mandei. Cheguei lá em Penedo e ele estava lá. Nós conversamos bastante, até apareci nos stories dele”, diz Emerson.

Ao apenas ser mostrado nos stories de Carlinhos Maia, Preto Borba passou a ser acompanhado por novos 30 mil seguidores. Antes do encontro, ele tinha cerca de 20 mil, e depois, os atuais 53 mil.

No dia seguinte ao primeiro encontro, Emerson continuou em busca de um contato mais próximo com o humorista. “No dia seguinte, eu fui num clube onde o Carlinhos estava e, lá, ele lembrou de mim e me convidou para o Arraiá da Vila, que acontece agora em junho”, comenta.

O Arraiá da Vila é uma festa de São João que Maia organiza anualmente, em junho, na Vila Primavera. Vários famosos participam do festejo que, neste ano, acontecerá nos dias 9 e 10 de junho. Emerson Preto Borba será o único parnanguara presente.

Tô muito feliz por isso. Imagina, a cantora Simone, de quem eu também sou muito fã, vai estar lá. Então é uma alegria muito grande, porque eu nunca acreditaria que conseguiria chegar no Carlinhos Maia. Mas acredito que Deus já havia preparado tudo”, comemora o comediante.

Já está tudo preparado para a viagem. Emerson segue para Alagoas no dia 7 de junho.


Estou muito orgulhoso”, diz Emerson

Para além de sua busca pelo reconhecimento no humor, Emerson da Silva Borba tem outra profissão que o possibilita manter a família e investir no sonho. Ele é embarcador, trabalha em uma transportadora há 22 anos.

O parnanguara possui quatro filhos: Eric, de 21 anos, e João Gabriel, de 14, ambos frutos do primeiro casamento; Ana Clara, de 13 anos; e Henrique, de 1 ano, com sua atual esposa, Carina Moraes; além de uma neta de 4 anos.

Na terça-feira (30), ele assinou um contrato com a agência Bom Papo Produções, que gerenciará sua carreira como comediante. “Eu, mais do que ninguém, estou muito orgulhoso do que está acontecendo comigo. Quando tudo começou, fui taxado como louco por pessoas próximas, amigos, familiares. Tive muitos motivos para desistir, mas Deus me ajudou”, conclui.

Emerson tem 42 anos e há cerca de dois anos e meio tem investido em sua carreira como humorista. Foto: JB Litoral