Consolidado em Paranaguá, serviço de Família Acolhedora é regulamentado em Guaratuba e está com inscrições abertas


Por Flávia Barros Publicado 07/09/2023 às 00h33 Atualizado 18/02/2024 às 22h38

Em Paranaguá, o Serviço Família Acolhedora (SFA) existe desde 2018, com famílias registradas acolhendo crianças pelo tempo necessário para tentar restaurar a estrutura familiar de origem e fortalecer os laços entre pais e filhos, de forma digna para todos. A estadia pode durar de dias até meses e, para que essas crianças se sintam amadas e inseridas no meio familiar, recebem esse tipo de acolhimento enquanto durar o afastamento judicial. O modelo, que faz parte da Política Nacional de Assistência Social, também será adotado em Guaratuba.

Cadastro de interessados  

Na cidade, o SFA regulamentado pela Lei Municipal nº 2.002/2023 começou a cadastrar as famílias interessadas em prestar o serviço, segundo divulgou nessa quarta-feira (6), a Prefeitura de Guaratuba. Para se candidatar, a família voluntária precisa:

– Residir em Guaratuba;

– Ter mais de 25 anos;

– Não estar no Cadastro Nacional de Adoção;

– Não possuir antecedentes criminais;

– Apresentar boas condições de saúde.

Avaliação

Os candidatos passam por um curso de formação e avaliação psicossocial. Além disso, as famílias voluntárias que se propõem a acolher em sua casa crianças e adolescentes, fornecendo os cuidados básicos do cotidiano, oportunizando vivencias familiares, comunitárias e afeto, também contam com acompanhamento contínuo da equipe técnica, composta por assistente social e psicóloga, e auxílio financeiro para ajudar nas despesas da criança ou adolescente.

Missão

O SFA é vinculado à Secretaria Municipal do Bem Estar e Promoção Social e tem como objetivo proporcionar atendimento individualizado, garantir o direito à convivência familiar e comunitária e contribuir para a superação da situação de risco ou violação de direitos vivenciadas pelas crianças ou adolescentes, com menor grau de sofrimento e perda. O acolhido permanece com a família acolhedora até que seja possível o seu retorno para a família de origem ou adoção.

Como fazer

As inscrições estão abertas durante todo o ano. Elas podem ser feitas pela internet, por meio do preenchimento de um formulário (clique AQUI) ou pessoalmente, na Secretaria Municipal do Bem Estar e Promoção Social, que fica na avenida 29 de Abril, nº 802, Centro – Guaratuba, das 8h às 11h30 e 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Para mais informações, o telefone/WhatsApp é: 41 3472-8549.