Consórcio Sambaqui ganha licitação para engorda da praia de Matinhos
O Governo do estado do Paraná divulgou no Diário Oficial do Estado do Paraná (DOE) desta quinta-feira (4) que o consórcio Sambaqui, formado por 7 empresas, é o vencedor da licitação e será o responsável pelas mudanças previstas na praia de Matinhos para os próximos anos.
O valor que o grupo de empresas colocou no pregão foi de R$ 314.898.549,90, quase 20% a menos do que o máximo permitido.
Agora, a expectativa gira em torno da assinatura da ordem de serviço, que pode ocorrer ainda neste mês de novembro. Com isso o início do trabalho pode ocorrer ainda em 2021. O acordo final será fechado entre o consórcio vitorioso e o Instituto Água e Terra (IAT).
Entre as principais novidades que devem reformular grandemente a região das praias do Paraná está o engordamento da faixa de areia, a exemplo do que ocorre em Balneário Camburiú, em Santa Catarina, estruturas marítimas semirrígidas, canais de macrodrenagem, redes de microdrenagem, revitalização urbanística da orla marítima, pavimentação e recuperação de vias urbanas, entre outras modernizações e novidades.