Construção da ponte de Guaratuba deve começar em dezembro; instalação do canteiro de obras foi autorizada


Por Luiza Rampelotti Publicado 27/10/2023 às 18h35 Atualizado 19/02/2024 às 03h22

Dois dias após o projeto da construção da ponte de Guaratuba ter sido retomado por ordem do Tribunal Regional Federal (TRF4), depois de uma suspensão judicial que durou quase um mês, o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), esteve na cidade, nesta sexta-feira (27), para assinar a Ordem de Serviço da Licença Ambiental Simplificada, que permite, entre outros, a instalação do canteiro de obras. Cerca de 600 trabalhadores serão responsáveis por construir a ponte de 1.244 metros de extensão que, por contrato, deve ser concluída em 24 meses após o início efetivo da obra, previsto para os primeiros dias de dezembro, após obtenção da Licença de Instalação pelo Instituto Água e Terra (IAT).

O empreendimento custará R$ 386,9 milhões e está sendo realizado pelo Consórcio Nova Ponte, que venceu a licitação no final do ano passado. Nesta etapa do projeto, para a instalação do canteiro de obras, o consórcio recebeu autorização ambiental do IAT para realizar o corte isolado de árvores nativas e exóticas localizadas em Área de Preservação Permanente (APP).

Além disso, o consórcio também pode dar início às obras de dragagem, de até 3,5 metros de profundidade, em trechos da Baía de Guaratuba para permitir o funcionamento do ferry-boat durante a construção da ponte.

Para dar a notícia aos guarutabanos e a todo Litoral, o governador Ratinho Júnior, juntamente com deputados estaduais e federais, secretários de Estado e prefeitos da região, promoveram uma solenidade ao lado de onde o canteiro de obras será instalado, na Avenida Antônio dos Santos Miranda, próximo à entrada para a balsa. O clima de festa e esperança marcou o evento, que foi repleto de falas emocionadas.

Aguardada há mais de 30 anos

A construção da ponte de Guaratuba é aguardada pela população há mais de 30 anos; por meio dela, o município e a cidade vizinha, Matinhos, poderão ser conectados, interligando totalmente o Litoral do Paraná. Atualmente, a ligação é feita por meio de travessia marítima por balsas que, geralmente, recebem reclamações de atrasos e acidentes.

Ratinho Júnior assinou a Licença Ambiental Simplificada que autoriza a instalação do canteiro de obras da ponte. Foto: Jhonatan Campos/AEN

Em um discurso marcado pelo agradecimento à sua equipe e aos deputados estaduais, Ratinho Júnior falou sobre as obras realizadas pelo governo estadual em todo o Paraná durante a sua gestão e, especialmente, sobre a ponte de Guaratuba, que ele classificou como uma “realidade”. “Ela é a apenas uma ponte, mas cheia de simbolismo para todos nós do Paraná”, disse.

Segundo o governador, a obra faz parte de um pacote estratégico para o desenvolvimento do Litoral. “Queremos pegar o potencial do nosso Litoral, que é esse ativo que temos da natureza e das belezas e, dele, fazer a nossa indústria [da região]. Mas, para isso, precisamos de infraestrutura”, comentou.

A ponte é uma realidade”, diz Justus

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (PSD), não conteve a emoção ao falar sobre a autorização para instalação do canteiro de obras, o que representaria que “a ponte é uma realidade”. “Tenho certeza de que este dia é o mais importante dos oito anos de meu mandato à frente da Prefeitura. Mas, se eu tivesse que resumir tudo o que estou sentindo em uma única palavra, essa palavra seria ‘gratidão’”, disse.

Justus agradeceu, entre outros, aos guarutabanos e ao povo do Litoral que “acreditaram na promessa do governador Ratinho de construir essa ponte”. Ele também deu destaque à equipe do Estado e, especialmente, ao governador.

Emocionado, prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, afirmou que a ponte é uma realidade. Foto: Jhonatan Campos/AEN

O governador demonstrou coragem, vontade política e carinho pelos guaratubanos e pelo povo do Litoral. Ações falam mais alto do que palavras, e sob sua liderança, o Paraná se tornou referência em educação, economia, geração de empregos, inovação e infraestrutura”, comentou.

De acordo com Roberto Justus, a ponte é fundamental para trazer avanços para a região e, especialmente, para Guaratuba. “Uma pesquisa revelou que 88% dos paranaenses apoiam a construção da ponte, e ela não é apenas a ponte de Guaratuba, mas a ponte da democracia, da sustentabilidade, da justiça social e da igualdade. Ela é a ponte do povo do Paraná”, concluiu.

Secretários relembram que “muita gente prometeu

O secretário estadual de Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Márcio Nunes, também ressaltou a importância da construção da ponte de Guaratuba para o Estado e para a região litorânea. Segundo ele, a obra de mobilidade dá “visibilidade extraordinária” para o Paraná.

Essa é a primeira vez na história que o Litoral tem um governo que tem um olhar diferenciado, com carinho, respeito, que gosta, mas, principalmente, que sabe a importância que essa região tem para geração de emprego, renda, melhoria de vida das pessoas de toda essa região e do Paraná. O turismo realmente é uma grande indústria, uma grande potência”, disse.

Ele também destacou que “muita gente prometeu a ponte, mas quem tirou do papel foi o governador Ratinho”.

Outro secretário de Estado presente foi Sandro Alex, de Infraestrutura e Logística. Ele afirmou que, com a assinatura da Licença Ambiental Simplificada para a instalação do canteiro de obras, a montagem de peças para a execução da ponte começaria dentro das próximas horas desta sexta-feira (27).

O coordenador regional do Litoral, Arnaldo Maranhão, relembrou a descrença da população com relação à construção da ponte. “Esta obra era aguardada há tanto tempo que muitos já não acreditavam que um dia sairia do papel, pensavam que eram apenas promessas vazias. Hoje, graças ao compromisso e dedicação do governador Ratinho Júnior e sua equipe, podemos finalmente celebrar a concretização desse sonho”, disse.

Litoral como destino turístico

Maranhão destacou que os investimentos do Governo do Estado no Litoral, como a construção da ponte da Ilha dos Valadares, em Paranaguá, o engordamento da orla de Matinhos, a execução da ponte de Guaratuba, entre outras, são fundamentais para atrair turistas. “Isso, por sua vez, gera empregos e aumenta a renda de nossa comunidade. Estamos criando as condições necessárias para que o Litoral do Paraná se torne um destino turístico de destaque, e isso trará benefícios para todos nós”, enfatizou.

Local onde será instalado o canteiro de obras para a execução da ponte. Foto: Leonardo Sguarezi/Secom

A obra da ponte de Guaratuba teve o procedimento licitatório lançado em julho de 2022 e, no final de outubro, teve a confirmação da empresa vencedora: o Consórcio Nova Ponte. De lá para cá, diversos embates judiciais já foram travados, que culminaram em várias suspensões e paralisações do projeto.

Contudo, de acordo com o diretor de Contratos do consórcio, Luciano Pizzatto, “a ponte é uma realidade, com estudos sólidos até o momento e todos os processos administrativos em andamento. Estamos prestes a começar [a execução da obra]”. Segundo ele, atualmente, a empresa está na fase de desenvolvimento do projeto básico e do Licenciamento de Instalação, o que permitirá o início efetivo das obras.

Isso ainda vai levar algum tempo, mas já estamos avançando na engenharia necessária para um projeto deste tamanho. Essa ponte é verdadeiramente desafiadora. Tenho 28 anos de experiência em engenharia de infraestrutura, mas este é sem dúvida o projeto mais desafiador da minha carreira, e acredito que para todos os envolvidos”, avaliou.

A ponte de Guaratuba

A ponte terá aproximadamente 2.700 metros de fundação no mar e cerca de 80 vigas, a maioria delas pré-moldadas, com exceção do vão central, que será estaiado. Serão cerca de 28 mil metros quadrados de tabuleiro de ponte. O canal de navegação da baía de Guaratuba será mantido em 160 metros.

A estrutura terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades. Também serão feitas intervenções nas vias de acesso à ponte, com alargamento da PR-412 em ambos os lados, muros de contenção para proporcionar o desnível necessário com o pavimento, um retorno sob a ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos. Na margem sul, será construída uma rótula alongada para ligação do bairro Caieiras, correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva, além de implantação de uma alça de acesso à rua Nossa Senhora de Lourdes.