Construtora Serra da Prata tem 21 dias para iniciar obra de reforma e ampliação da ponte da Ilha dos Valadares


Por Luiza Rampelotti Publicado 04/10/2022 às 10h07 Atualizado 17/02/2024 às 18h36

Na manhã de sábado, 1º de outubro, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (Podemos), assinou o contrato de reforma e ampliação da passarela Antônio José Sant’Anna Lobo Neto, para a Ilha dos Valadares, com a Construtora Serra da Prata, que deverá iniciar a obra em até 21 dias.

Este é um dia histórico para a Ilha dos Valadares e para Paranaguá. É o direito de ir e vir com maior qualidade e comodidade aos moradores e visitantes da nossa querida ilha. Temos pensado em todos os detalhes da nossa Ilha dos Valadares; iluminação, calçamento, pavimentação de suas ruas e agora também essa grande obra. É melhoria na qualidade de vida, de locomoção, é alegria para nossos moradores”, disse o prefeito.

O presidente da Câmara de Vereadores e morador da Ilha dos Valadares, Fábio Santos, não escondeu a emoção ao falar sobre a esperada melhoria. “Este é um dia muito especial. Além de todos os investimentos que temos visto acontecer na ilha com o asfalto, calçamento e melhorias na infraestrutura, agora teremos também uma passarela ampliada e reformada. É um sonho que está se realizando e a população merece”, comentou.

A Construtora Serra da Prata teve a homologação de sua participação no procedimento licitatório 13/2022 em agosto, porém, o contrato para o início da execução de uma nova ponte em concreto armado, com área de construção de 2.088,84 metros quadrados (m²), e revitalização da passarela existente, com área de 1.140 m², só foi assinado em outubro.

Prazo de 540 dias para conclusão

A empresa será responsável por todas as etapas da construção, inclusive, pelos serviços preliminares e administração da obra, estruturas, instalações elétricas, pavimentação e calçamento, sinalização, paisagismo, ensaios tecnológicos etc. De acordo com o edital, a empreiteira tem o período de 21 dias, a partir da assinatura do contrato, para iniciar os serviços.

O documento também informa que o prazo máximo de execução é de 540 dias – cerca de um ano e meio. Além disso, o valor total do investimento é de R$ 13.640.409,68.

Histórico

A passarela Antônio José Sant’Anna Lobo Neto foi construída na década de 1990 com largura de 2,55 m, sendo o único acesso terrestre que liga a parte continental de Paranaguá à Ilha dos Valadares. Com o aumento da população, em maio de 2003 foi inaugurada sua ampliação lateral, totalizando 4,75 m.

Já em 2018, foi executada uma obra de reforço das estacas de fundação do empreendimento. Em 2020, foi realizada outra obra para o reforço estrutural das lajes do tabuleiro e das vigas longarinas com fibras de carbono. Em 2021, foram contratados estudos e projetos para a recuperação e ampliação da edificação e, agora, em 2022, será realizada a obra de revitalização e ampliação da passarela.

O valor da obra é de mais de R$ 13 milhões. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Sonho dos moradores

Atualmente, a ligação da Ilha dos Valadares com o continente é feita apenas através da passarela, que só permite a passagem de pedestres, bicicletas, motos e carros oficiais (como viaturas e ambulâncias) e pela balsa, que é por onde passam os demais veículos. Com a conclusão da intervenção, a estrutura para pedestres e ciclistas continuará existindo, mas haverá uma nova ponte para os carros.

A obra contará com a restauração da estrutura já existente e será construída mais uma parte anexa, em concreto armado, com 294 metros de extensão, conectando a ilha ao Mercado Nilton Abel de Lima. O projeto para a intervenção foi feito pela Prefeitura, que também foi a responsável pela licitação que contratou a empresa para realizar o empreendimento.

*Com informações da Prefeitura de Paranaguá