Copa Mundo do Futsal começa nesta segunda (15); Rio Branco tem esperança de ser campeão
Pelo segundo ano consecutivo, Paranaguá sediará a Copa Mundo do Futsal, que além de movimentar o setor esportivo da cidade, também agita a economia e turismo local. A abertura da competição é nesta segunda-feira (15), às 20h, na Arena Albertina Salmon, e contará com a presença do ex-jogador Alessandro Rosa Vieira, o Falcão, eleito quatro vezes como o melhor jogador de futsal do mundo pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), num “futsal das estrelas”. Para assistir ao jogo, é necessário doar 1 kg de ração que será entregue às entidades de proteção animal.
A Copa Mundo do Futsal Sub21 Masculina – Etapa Mundial é uma das maiores competições da modalidade e acontecerá desta terça (16) à terça-feira da semana que vem (23), na Arena Albertina Salmon, com jogos diariamente das 10h às 20h. Cinco jogos serão transmitidos pela SporTV.
O valor da entrada será 1 kg de alimento não perecível (exceto sal, açúcar e fubá); os ingressos poderão ser adquiridos diretamente na arena ou no Ginásio João Hélio Alves, no Jardim Esperança, de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h. Todos os alimentos arrecadados serão doados para entidades assistenciais do município.
Além disso, a arena contará com um espaço adaptado para pessoas com transtorno de espectro autista (TEA). Totalmente personalizado, o espaço contará com a presença dos profissionais da Secretaria Municipal de Inclusão (SEMI), além de todo material necessário para garantir o bem-estar dos presentes. A equipe disponibilizará protetores auriculares para atender àqueles que contam com hipersensibilidade auditiva.
Quinze equipes de 10 países participarão da competição, são elas: Rio Branco Futsal (Paranaguá-BR), equipe sede da competição; JEC/KRONA (Santa Catarina-BR); Magnus Futsal (Sorocaba – BR); Criciúma Futsal (Santa Catarina – BR); que foram classificados na etapa nacional da Copa Mundo do Futsal, que aconteceu em Maracaju (MS). Já as equipes internacionais são o Barcelona (da Espanha), campeão mundial da edição 2022; Palma Futsal (Espanha); Hakoah (Austrália); Alma Futsal (Japão); Pacífico Futsal (Argentina); New York Equador (EUA); Torpedo Futsal (Rússia); Atlas Futsal (Colômbia); Olímpia Futsal (Paraguai); Pinocho (Argentina) e Futsal Club Toronto (Canadá).
Olhares do mundo estão em Paranaguá
No ano passado, o evento reuniu milhares de pessoas em Paranaguá e, ainda, mais de 164 milhões foram impactadas pela cobertura realizada pelo canal fechado do SporTV. O prefeito Marcelo Roque (Podemos) destaca que a competição atrai os olhares do mundo para a cidade e vai muito além do esporte.
“Paranaguá oferece toda a estrutura para sediar um torneio desta dimensão, mas que vai muito além do esporte. Estamos muito felizes por contar com toda estrutura necessária para receber, pela segunda vez, uma competição mundialmente apreciada. Além de promover jogos entre grandes equipes, teremos a oportunidade de seguir fazendo o bem às famílias necessitadas através da arrecadação e doação de alimentos”, comenta.
O idealizador do torneio e CEO o Mundo do Futsal – loja de material esportivo que também organiza o Gala Mundo, evento que premia os melhores atletas, técnicos e dirigentes do esporte durante a temporada, Anderson Martins, que também é ex-jogador, ressalta a estrutura no âmbito esportivo, hoteleiro e da alimentação na cidade como fatores importantes para o sucesso da competição. “Em relação às sedes, nós sempre buscamos a estrutura em todos os aspectos, qualidade de hotel, alimentação, ginásio e aqui nós encontramos tudo isso”, diz.
Rio Branco Futsal
Quem representará Paranaguá na competição é a equipe do Rio Branco Futsal (RBF), cujo elenco será formado por atletas da Associação de Pais e Amigos do Futsal (APAF), Associação Monte Sião (AMS) e do próprio Rio Branco Futsal. O técnico é Eder Bueno, que ressalta a importância de um evento como esse para o município e, especialmente, para os jogadores locais.
“A dimensão vai desde a visibilidade da cidade até a potencialização dos sonhos dos jogadores, treinadores, times, torcedores e munícipes. Me sinto orgulhoso em fazer parte disso e sei que sou o porta-voz da nossa comissão técnica, que pensam como eu”, diz ao JB Litoral.
O técnico também destaca a união de forças entre os clubes da cidade que, juntos, integrarão o RBF para esse evento, levando para as quadras características particulares de cada equipe que, somadas, elevam a esperança de um bom resultado. Os treinamentos já começaram há duas semanas.
No ano passado, o Rio Branco Futsal foi desclassificado da competição já na primeira fase, após duas derrotas e um empate. Para este ano, com a experiência adquirida, a expectativa é melhor.
“Estamos mais fortes, mais preparados e muito mais focados. Sabemos da responsabilidade que temos e vamos honrar com muita entrega toda a confiança, apoio e investimento do qual somos alvos”, afirma Eder.
“Nosso objetivo é o de ser campeão”, diz atleta do RBF
Matheus Godoy da Costa, mais conhecido como Japa, tem 18 anos e é atleta do Rio Branco Futsal desde o início deste ano. Apesar da história recente no clube, já vai enfrentar o grande desafio de jogar um evento internacional, com equipes de grande qualidade.
“Vai ser a minha primeira vez jogando um evento desse nível, e a minha expectativa para a Copa Mundo é ser campeão, pois eu não entro em nenhum campeonato se não for com esse pensamento”, diz.
Japa reconhece que a disputa será grande. “Vamos pegar fortes equipes como o Barcelona, que foi o último campeão, e o Magnus, que foi o campeão da etapa nacional, e estamos preparados para enfrentá-los, pois o nosso time se dedica e se esforça dia a dia nos treinos em prol de ser campeão. O clima no nosso time está excelente, todos se esforçando, se dedicando, sempre ajudando um ao outro, e todos estamos em busca de um só objetivo: que é ser campeão da Copa Mundo”, comenta.
O secretário municipal de Esportes, Helton Ambrósio, comemora a realização do campeonato em Paranaguá. “Nossas expectativas são as melhores possíveis, será uma semana de muito futsal e muita emoção que, sem dúvidas, vai fazer Paranaguá tremer graças ao intenso investimento que a gestão vem fazendo no município. Também não podemos deixar de destacar que a Copa Mundo do Futsal será responsável por movimentar não só o setor turístico e cultural da nossa cidade, como também o comércio local, o que é muito importante para nós”, conclui.