Coral Municipal Pernaguá está com vagas abertas para novos integrantes; inscrições vão até o dia 26


Por Luiza Rampelotti Publicado 15/05/2023 às 13h44 Atualizado 18/02/2024 às 11h26

Desde setembro do ano passado, Paranaguá conta com um Coral Municipal, o ‘Pernaguá’. Criado pela Lei 4.222/2022, ele é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) e tem a finalidade de promover a difusão da arte e cultura parnanguara através da música.

Atualmente, o Coral conta com 15 coralistas e está com processo seletivo aberto para aqueles que tiverem interesse em compor o grupo, na condição de voluntários. As inscrições podem ser feitas por todos os maiores de 16 anos, com ou sem experiência musical, através deste link, até o dia 26 de maio. 

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, o Coral Pernaguá representa o município dentro e fora de seus limites territoriais, fortalecendo e fomentando o desenvolvimento da cultura local. “O Coral Municipal visa difundir o contato, instrução e fruição cultural através da arte musical por meio da prática do canto, para isso, pode participar de encontros e festivais musicais dentro e fora de Paranaguá. Além disso, seu objetivo é, também, proporcionar acesso cultural a todo parnanguara, sensibilizar e criar uma cultura de paz através da arte, revelar talentos na área musical e integrar-se aos demais objetivos da Política Cultural do Município”, explica.

Coral Pernaguá

O regente é o maestro Wanderlem Silva. Ele conta que os ensaios são às segundas e quintas-feiras, das 19h às 21h, na Casa Monsenhor Celso. “É nas aulas que os coralistas são orientados sobre como ter a voz ideal para cantar, e onde aprendemos as novas músicas do repertório”, diz ao JB Litoral.

Os atuais 15 integrantes do grupo, todos acima de 18 anos, realizam apresentações sempre que têm oportunidade. Por enquanto, já se apresentaram no Natal de 2022 e Páscoa de 2023.

O coral municipal se apresenta em diversos eventos do calendário oficial da cidade e representa o município. Foto: Foto: Divulgação

Cantamos só pelo prazer, pois somos voluntários. Nossas apresentações acontecem em eventos os quais o cerimonial municipal solicita. Somos um grupo plural, diverso e bem empolgado. Nosso foco é a construção de uma identidade caiçara orgulhosa de ser quem é!”, afirma o maestro.

Wanderlem ainda destaca os benefícios de cantar: aumento da imunidade e auxílio no controle emocional. “Cantar sozinho já faz muito bem para a saúde, mas cantar num coral é uma experiência transformadora; aprendemos a trabalhar em comunidade e a valorizar a individualidade de cada um”, comenta.

Como participar?

Como já citado anteriormente, o Coral Municipal está com inscrições abertas para novos participantes, que serão selecionados através de um processo seletivo. Todos os critérios da seleção estão disponíveis no Edital de Chamamento, que pode ser lido integralmente neste link.  

O JB Litoral fez uma compilação dos pontos mais importantes do edital. Confira:

  • Para participar do processo seletivo, é necessário se inscrever neste link até o dia 26 de maio;
  • A seleção para compor o Coral Municipal Pernaguá será realizada através de audição, no dia 1 de junho, das 19h às 21h, na Casa Monsenhor Celso;
  • A seleção, qualificação e classificação das vozes dos coralistas voluntários inscritos serão feitas por meio de testes vocais, com critérios previamente estabelecidos pelo regente do coral, observando-se: afinação; percepção musical (melódica e rítmica); extensão vocal e; dinâmica de grupo;
  • Todos os candidatos que forem selecionados para a composição final do coral deverão estar em condições de iniciar os ensaios imediatamente;
  • A carga horária semanal de ensaios é de quatro horas divididas em dois dias da semana;
  • É fundamental a participação do coralista voluntário em apresentações de qualquer natureza, constantes na programação e eventuais representações do Município em eventos realizados fora de seus domínios, as quais não excederão o limite de 15 apresentações pelo período de vigência do ano, sendo agendadas com antecedência para priorizar a participação plena de seus membros.