Corpo de Bombeiros forma 30 novos Guarda-Vidas no Litoral


Por Diogo Monteiro Publicado 14/02/2022 às 15h00 Atualizado 17/02/2024 às 01h54

Com informações da Comunicação do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros do Paraná realizou, na manhã desta segunda-feira (14), a formatura do Curso de Guarda-Vidas 2021/2022. O evento aconteceu na praia Central de Matinhos, onde foram entregues os certificados de conclusão do curso e foram realizadas homenagens durante a cerimônia.

Trinta bombeiros militares conquistaram o certificado após passarem quatro meses recebendo instruções teóricas e práticas nas aulas desenvolvidas pelo Centro de Ensino e Instrução do CB, em São José dos Pinhais, e no 8º Grupamento de Bombeiros no Litoral.

Seguindo os protocolos estabelecidos pelas secretarias estadual e municipal de Saúde, o evento foi restrito e contou somente com a participação das autoridades da corporação, além dos alunos.
Receberam homenagens especiais os primeiros colocados do curso: o Cabo Artur Vinícius de Souza Damas, Cabo Bruno Grockoski e Soldado Gustavo de Souza Charello, pelos resultados obtidos. Foram agraciados, também, militares que tiveram importância fundamental para a formação dos novos Guarda-Vidas.

Referência Nacional

O Curso de Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros do Paraná é referência em âmbito nacional na preparação de profissionais para a realização de atividades de salvamento aquático no mar, nas represas e nos rios. É considerado, também, um dos cursos mais exigentes da Corporação devido ao alto grau de esforço físico e psicológico despendidos pelos alunos durante os períodos de treinamento.

Ao final da solenidade, os 30 novos Guarda-Vidas, bombeiros militares de diversas cidades do Estado, fizeram a tradicional entrada ao mar, em busca da camiseta amarela, uniforme tão almejado que representa o preparo e a honra do Guarda-Vidas.