Criança de três anos é esquecida por horas dentro de ônibus da APAE em Guaratuba; mãe registrou B.O.


Por Luiza Rampelotti Publicado 18/03/2024 às 19h04

Uma mãe, cuja identidade será preservada, denunciou uma situação de negligência envolvendo a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Guaratuba. No Boletim de Ocorrência registrado nesta segunda-feira (18), ao qual o JB Litoral teve acesso, a mãe relata o terrível incidente ocorrido com sua filha de apenas três anos, diagnosticada com autismo e que frequenta a APAE local.

onibus apae
Criança foi esquecida das 7h10 até às 9h54 dentro do ônibus, de acordo com o B.O. Foto: Prefeitura de Guaratuba

Segundo informações do Boletim de Ocorrência registrado pela mãe, o dia começou como de costume. O ônibus escolar que transporta as crianças passou na residência da família por volta das 6h30. Em seguida, a mãe enviou uma mensagem à professora, informando que estava enviando pertences de uso pessoal na bolsa da criança. Pouco tempo depois, às 9h54, ela recebeu uma ligação urgente da APAE, solicitando sua presença imediata na instituição.

Ao chegar à APAE, a mãe foi recepcionada pela presidente da instituição, assistente social, diretora, pedagoga, atendente e motorista, que a informaram que haviam esquecido a criança no ônibus desde o horário de partida, às 7h10, até ser descoberta às 9h54. A mãe relatou no B.O. que a APAE informou que o motorista seria demitido, porém, até o horário do registro do boletim, nenhuma ação nesse sentido havia sido tomada.

Além disso, a mãe relatou que, ao mencionar sua intenção de registrar o ocorrido na delegacia, uma professora a abordou e sugeriu que não o fizesse, alegando que a instituição já enfrenta problemas administrativos e processos.

De acordo com a denúncia, a criança foi encontrada após uma professora da APAE ter ouvido choros vindos do lado de fora da instituição e, ao investigar, encontrou a menina presa dentro do ônibus, chorando e visivelmente assustada. A criança, que deveria estar sob os cuidados da escola durante o período de mais de duas horas e meia, estava suada devido ao calor e claramente em situação de desamparo.

image-15
Situação aconteceu na APAE de Guaratuba nesta segunda-feira (18) pela manhã. Foto: Portal da Cidade Guaratuba

O Boletim de Ocorrência foi registrado pela mãe por volta das 13h48, e o caso está sendo investigado pelas autoridades competentes. O JB Litoral entrou em contato com a diretora da APAE, Márcia Maria Castanho, em busca de declarações oficiais sobre o incidente, mas até o momento da publicação desta reportagem, não obtivemos resposta.

Nas redes sociais oficiais da APAE de Guaratuba, foi publicada uma nota falando sobre a ocorrência. “A APAE de Guaratuba, esclarece que na data de hoje, ao chegar para as aulas no período da manhã, uma aluna não foi retirada do ônibus escolar, tendo lá permanecido por aproximadamente uma hora, uma hora e meia. A entidade lamenta o ocorrido e se coloca a disposição da familia para auxiliar no que for necessário.
Informa ainda, que as providências cabíveis estão sendo tomadas com orientações da Federação das APAE’s do Paraná
“, informa a nota.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *