Crianças do Litoral aprenderão sobre folclore na prática; alunos terão oficinas de Boi-Bumbá


Por Redação Publicado 26/10/2022 às 15h21 Atualizado 17/02/2024 às 20h10

Com o objetivo de proporcionar aos alunos de escolas públicas a vivência de uma típica manifestação folclórica brasileira, o projeto “Levanta Boi” promove a apresentação do espetáculo Boi Bolé, inspirado no Bumba meu boi, ou Boi-Bumbá – um folguedo popular brasileiro que encontra expressão em quase todas as regiões do País.

As oficinas serão realizadas para estudantes das escolas municipais de 10 cidades do Paraná, dentre elas Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. Na terça-feira (25), o espetáculo já aconteceu em Matinhos, na Escola Municipal Luiz Carlos dos Santos; já nesta quinta-feira (27), será realizado na Escola Juraci Luiza Pereira Correa, em Guaratuba.

Em Pontal do Paraná, a atividade acontecerá em 11 de novembro, na Escola Municipal Ezequiel Pinto da Silva.

Por meio de oficinas de música e de teatro, o Projeto “Levanta Boi” prepara as crianças para realizarem uma grande apresentação. “Com o projeto, é possível oportunizar às crianças momentos de ludicidade e produção de conhecimento, por meio do contato com conteúdos de grande relevância cultural”, afirma Nélio Spréa, idealizador do projeto.

Ele também fala sobre a importância de promover um espaço de múltiplas aprendizagens. “Nós queremos proporcionar a alunos de escolas públicas a vivência de uma típica manifestação folclórica de nosso país, conhecendo elementos centrais de sua história, seu significado e tendo uma experiência viva de sua realização”, diz.

Como funcionarão as oficinas e apresentação

As ações se dividem em duas modalidades: oficinas (antes do recreio) e apresentação (após o recreio).

As oficinas duram 50 minutos e promovem a imersão da criança na construção do Folguedo do Boi. Duas turmas de até 30 crianças do 4º ou do 5º ano participam desta etapa, sendo que uma turma faz a oficina de música e, a outra, a de teatro.

O projeto contemplará alunos de escolas municipais de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Foto: Divulgação

Por meio de brincadeiras e exercícios musicais e teatrais, as oficinas preparam os alunos para participarem da apresentação, que duram 45 minutos e são realizadas para toda a escola, conduzida pelos arte-educadores do projeto, contando com a participação das crianças envolvidas nas duas oficinas.

As atividades são promovidas pela Parabolé Educação e Cultura – núcleo de criação e desenvolvimento em arte-educação, e conta com o patrocínio da COPEL e apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE.

*Com informações da Assessoria de Imprensa