Curso gratuito de mecânico de popa promete impulsionar desenvolvimento náutico em Pontal do Paraná
A Agência do Trabalhador de Pontal do Paraná se destaca como a principal fonte de empregos no Litoral, segundo a Secretaria Estadual do Trabalho, Qualificação e Renda. Esse reconhecimento, almejado por todas as cidades da região, foi conquistado por meio de árduos esforços na expansão de programas de qualificação e capacitação profissional, conforme relato do gerente da agência, Albor Neto.
“Esse resultado é fruto do nosso trabalhado na busca de qualificação e capacitação para os moradores. O Sine Pontal também é a Agência que mais capacitou no Litoral, com quase 2 mil certificados entregues. Dentre esses, muitas famílias conseguiram superar a vulnerabilidade social, trilhando o caminho da capacitação profissional, estabelecendo suas Microempreendedoras Individuais (MEIs) e conquistando uma forma de trabalho digna”, diz.
Ele ressalta que principal vantagem é que a capacitação é totalmente gratuita, tanto para o Município quanto para a população, pois os cursos são oferecidos sem custos. “Estabelecemos uma parceria promissora entre a Prefeitura de Pontal do Paraná, o Governo do Estado e o Sistema S. E, na atual administração, estamos trazendo uma variedade de cursos para a cidade. Ademais, neste mês de janeiro, iniciamos uma série de capacitações que se estenderão ao longo de 2024“, compartilha Albor.
Segunda cidade do Sul com maior número de embarcações
O gerente destaca, entre as diversas capacitações, a oferta do curso de mecânico de popa, programado para março. Este curso é proporcionado pelo programa Qualifica Mais Paraná, do Governo do Estado, através da Carreta do Conhecimento, visando suprir a crescente demanda por profissionais especializados nessa área na cidade.
“Pontal do Paraná é a segunda cidade do Sul do Brasil com o maior número de embarcações náuticas e marinas. Então, a oferta do curso de mecânico de popa vem em resposta à necessidade urgente de profissionais especializados na região. Assim que as inscrições forem abertas, divulgaremos nas redes sociais da Prefeitura e da agência”, explica.
Entre as ondas e os motores
Para entender melhor a relevância dessa capacitação, o JB Litoral conversou com o pescador e mecânico náutico Álvaro Becker, figura conhecida da comunidade local. Pescador profissional há 27 anos em Pontal do Paraná, ele compartilha sua trajetória entre as águas e as máquinas.
Proprietário de uma canoa de pesca e duas lanchas, Becker conduz passeios turísticos na região, explorando a beleza da baía e destinos como a Ilha do Mel, Ilha das Peças, Paranaguá, Superagüi, Canal do Varadouro e Cananéia.
“Sou de Curitiba, mas escolhi me estabelecer aqui devido ao potencial que enxergava na cidade, que já contava com várias marinas na época. A demanda por serviços mecânicos começou a crescer, e as pessoas passaram a me chamar para atuar nessa área, então não era mais somente um pescador, mas também um mecânico. Atualmente, tenho uma oficina de mecânica em parceria com meu filho, que administra enquanto me dedico à pesca profissional e aos passeios turísticos“, conta.
Desafios e oportunidades na navegação
Álvaro Becker ressalta a importância do curso de mecânico de barcos em Pontal do Paraná, considerando a atual escassez de profissionais especializados na região. “A falta de mecânicos impacta diretamente nos turistas, especialmente durante a temporada, quando a espera por serviços de manutenção é inevitável devido ao grande número de embarcações em utilização. A demanda crescente e a quantidade cada vez maior de embarcações, principalmente em Pontal do Sul, indicam a necessidade urgente de mais profissionais especializados“, enfatiza.
Ele avalia que a crescente demanda por serviços de manutenção reflete a expansão do número de embarcações na região. “A beleza da baía atrai muitos visitantes, porque temos uma navegação segura em uma área tranquila. Acredito que esse é o principal fator que tem impulsionado o aumento no número de embarcações na região, e a tendência é que a demanda continue a crescer, possivelmente levando ao desenvolvimento de mais marinas por empresários“, diz Álvaro Becker.
Impacto direto na economia
De acordo com Albor Neto, com o curso de mecânico de popa, a Agência do Trabalhador visa suprir essa demanda crescente, capacitando profissionais que não apenas impulsionarão a economia local, mas também garantirão a segurança e a qualidade nos serviços mecânicos para a crescente frota náutica de Pontal do Paraná.
Ele ressalta a importância das parcerias do Governo Municipal com o Governo Estadual e o Sistema S, destacando que além de fortalecer as habilidades individuais, esses cursos têm impacto direto na economia local. “O impulso na economia de Pontal é evidente, pois muitos participantes desses cursos passam a prestar serviços para a administração municipal. Ao se capacitarem, alguns optam por abrir Microempreendedor Individual (MEI), enquanto outros buscam oportunidades de trabalho formal, fomentando, assim, o crescimento econômico da região“, conclui o gerente da Agência do Trabalhador, Albor Neto.