Dedicação aos estudos levará mais 43 estudantes do Litoral ao intercâmbio do Ganhando o Mundo
O programa Ganhando o Mundo tem proporcionado a estudantes da rede estadual do Paraná a oportunidade de realizar um intercâmbio internacional, com imersão em outra cultura, vivência de uma nova realidade e ampliação do repertório educacional, cultural e linguístico. A experiência é totalmente custeada pelo Governo do Estado e destinada a alunos que se destacam pelo desempenho escolar e cumprem os critérios estabelecidos pelo programa.

Na quinta-feira (16), durante visita do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), a Paranaguá, intercambistas que já retornaram se encontraram com aqueles que foram selecionados para participar da iniciativa. Pais e responsáveis, diretores das escolas e professores também estiveram presentes.
“Estamos encaminhando mais um grupo para viver essa experiência. É o maior programa de intercâmbio estudantil da América do Sul e permite que alunos da escola pública, inclusive de comunidades mais distantes, tenham a oportunidade de conhecer outras culturas e ampliar seus horizontes”, afirmou o governador.
Do Litoral do Paraná, 43 jovens, sendo 22 do último chamamento, vão realizar o sonho de estudar no exterior entre o final de 2026 e começo de 2027.
Após rotina de estudos, estudante se prepara para embarcar
Quem está prestes a embarcar é a aluna Anny Elize Ponte Santos Cardoso, de 16 anos, do 1.º ano do curso técnico em Administração do Colégio Estadual Professora Maria Arminda, em Antonina. A dedicação aos estudos foi a estratégia adotada por ela para conquistar a vaga no intercâmbio.

Segundo ela, no ano passado buscou manter boas notas e frequência, deixou as plataformas educacionais em dia, atuou como aluna monitora, conquistou certificação do Inglês Paraná e ainda venceu, pela primeira vez, o concurso de Redação Agrinho.
Ao ver o nome na lista dos selecionados, a reação foi de surpresa e emoção. “Na hora eu esqueci tudo que eu estava fazendo”. Em seguida, enviou mensagens para a mãe, familiares, amigos e professores que ajudaram nesse processo.
Agora, aguarda a definição do destino e diz que tem preferência pelo Canadá. “Acho que por ser um país também bilíngue, acho que poderia, além do inglês, treinar um pouco o francês também. Eu sempre fui muito tímida. Ter professores na família também foi algo que sempre me apoiou. Me incentivaram que o estudo era o melhor caminho possível”, destacou.
Pais também vivem expectativa
A mãe da estudante, Elizyane Pontes Santos, conta que recebeu a notícia com alegria e orgulho, embora reconheça que a distância da filha única desperte preocupação.

“Eu fiquei muito feliz, com muito orgulho. O coração vai a mil, porque a gente vai ficar um período longe, mas eu sei que é para o aprendizado, o ensino dela, conhecimento, até para futuramente, quando ela for para uma faculdade. Ela tem que voar, ela tem que ganhar o mundo”, disse.
A preparação para a viagem já começou. Além das conversas em família, Anny faz acompanhamento terapêutico para ajudar na adaptação ao período em que ficará longe de casa. “A gente nunca ficou tanto tempo separadas, mas eu sei que ela vai estar bem cuidada. A gente coloca primeiro na mão de Deus”, acrescentou.
A mãe destaca ainda que sempre procurou incentivar a filha a apostar na educação. “Educação em primeiro lugar, para poder conquistar uma profissão, para ter uma vida melhor. Eu sempre incentivei a Anny nessa parte. Eu acho que foi o que eu mais cobrei dela”, concluiu.
Quem já embarcou incentiva os próximos
A vivência aguardada por Anny já foi experimentada por Manoela Garcia de Souza, de 16 anos, moradora em Guaratuba e aluna do Colégio Estadual Deputado Aníbal Khury. Ela foi uma das participantes do intercâmbio para a Irlanda. Ela conta que embarcou no dia 11 de janeiro deste ano com receio da experiência, mas voltou com uma visão diferente.

“Eu fui com muito medo, porque eu estava muito apreensiva, mas com o apoio dos meus pais eu consegui me acalmar e eu percebi que foi maravilhoso. É bom para o meu futuro, eu consegui aproveitar muito”, relatou.
Durante o intercâmbio, Manoela morou com uma host family (família local que recebe estudantes estrangeiros), onde também vivia um intercambista da Espanha. A rotina começava cedo, ela acordava às 6h10, pegava o ônibus para a escola, assistia às aulas das 8h45 às 16h e, ao retornar para casa, jantava com a família anfitriã. “Conversava sobre meu dia, como tinha sido o dia de cada um e me arrumava para ir dormir”, lembrou.
Para os estudantes que vão participar das próximas edições, Manoela aconselha que o medo do idioma não seja um obstáculo. Segundo ela, a adaptação acontece naturalmente.
“Não se preocupe tanto em relação ao inglês, por medo de você não se adaptar, medo de não conhecer pessoas ou em travar, porque tudo dá certo no final. Conforme você vai vivendo ali no seu dia a dia, vai percebendo que tudo se torna mais fácil. Só vive, só aproveita o momento sem muitos pensamentos ruins, só vai”, recomendou Manoela.
Mais de 4 mil estudantes do Paraná já participaram do Programa
Como divulgado pelo Governo do Estado, o Ganhando o Mundo já levou 4,5 mil estudantes da rede pública paranaense para estudar por um semestre em países de língua inglesa. A atual edição é a maior desde sua criação, em 2021. Foram 2 mil selecionados, parte deles viajou no início de 2026 e já está retornando ao Paraná; e outros 1,3 mil embarcam entre julho e setembro para a Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia ou Reino Unido.
A avaliação para ser selecionado envolve critérios acadêmicos, frequência escolar e engajamento nas atividades da escola. Do total, 10% das vagas são destinadas a alunos beneficiados pelo Bolsa Família.
Todas as despesas são custeadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), incluindo gastos com alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro-viagem e saúde, matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme e documentação escolar.
Além disso, durante o semestre que ficam fora do País, é disponibilizado um auxílio mensal de R$ 800,00.
