Demanda antiga da população, obras em rua do balneário Canoas está em fase final


Por Flávia Barros Publicado 12/10/2022 às 17h48 Atualizado 17/02/2024 às 19h14

Toda temporada de chuvas era um sofrimento para os moradores da rua João Mesquita Viana, no balneário Canoas, em Pontal do Paraná, pois bastava chover forte ou por algum tempo que era certeza de alagamento.

Para acabar com o problema, a secretaria de Projetos e Planejamento Urbano de Pontal do Paraná está realizando o asfaltamento da via, que está em fase final. A obra compreende o manilhamento; a pavimentação asfáltica de 7.333 m²; construção de passeios (calçadas); meio-fio; canaletas para escoamento de água; caixas de passagem; além de sinalização horizontal e vertical; demarcação da pista e limpeza final.

INVESTIMENTO


De acordo com a Prefeitura, o empreendimento custará R$ 1,16 milhão e foi possível devido ao financiamento conseguido junto à Caixa Econômica Federal, por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento).

Em conversa com o JB Litoral, o secretário de Projetos e Planejamento Urbano, Heitor Gonçalves Kayamori, detalhou o que foi feito até o momento.

A pavimentação na rua João Mesquita Viana compreende o concreto bituminoso a quente CBUQ, popularmente conhecido como asfalto e, no final do trecho, teve que ser feito a engorda de um canal, porque a pista era estreita e foi alargada. Tem toda uma rede de drenagem que foi implantada, inclusive com o prolongamento da travessia, com manilhas de um metro e vinte, em torno de sete metros desse prolongamento. Atualmente a obra se encontra 70,6% conclusa, falta a complementação do asfalto num trecho em que estamos na dependência da realocação de dois postes da Copel, que ficaram no meio da rua. Já foi solicitado a retirada há mais de quatro meses e ainda não conseguimos essa realocação para poder concluir a parte do asfalto. Além da fase final de acabamento; que é pintura para sinalização da via, pintura da ciclofaixa que vai ter em todo o trecho, regularização de uma pracinha central e a parte de grama. Também foi feito outro contrato nessa rua, com a iluminação LED pela Secretaria de Obras, então, a rua é totalmente iluminada por LED”, disse.

FASE FINAL


Ainda segundo o secretário, a previsão é de que a obra seja concluída em até 40 dias. “A próxima etapa é a complementação desse asfalto no trecho onde tem os postes; a instalação de três lombadas ao longo da via; a limpeza, demarcação, pintura e depois só os serviços finais, com plantio de grama para poder concluir. A previsão que temos é de mais trinta a quarenta dias para a conclusão total do projeto. Sempre lembrando que nós estamos na dependência da retirada desses postes da Copel, que vem atrasando bastante o cronograma da obra”, finalizou Kayamori.

A rua João Mesquita Viana começa na PR-412 e vai até a Avenida do Bosque, no balneário Canoas.