Denúncia leva Polícia Ambiental a apreender motosserra na área rural de Guaratuba


Por Redação Publicado 16/10/2023 às 12h06 Atualizado 19/02/2024 às 02h22


 Uma ação realizada por policiais militares da 1ª Companhia do Batalhão Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) acabou na apreensão de uma motosserra na manhã de sábado, 14, na localidade rural de Boa Vista, município de Guaratuba.

De acordo com o relatório policial, durante a averiguação de informações repassadas pela comunidade, os militares constataram que no local indicado estava sendo feito o uso de motosserra sem o devido registro da autoridade ambiental competente. Na abordagem ainda foram encontradas duas pequenas construções em uma área anteriormente degradada. 

Como ficou comprovado que o responsável pelas construções não efetuou o corte original do remanescente de vegetação nativa, ele foi apenas responsabilizado pelas construções e roçadas recorrentes na área fiscalizada, as quais impedem a regeneração das plantas que se desenvolvem naturalmente na região. 

A motosserra acabou apreendida, lacrada e encaminhada ao posto da Polícia Ambiental na cidade de Guaratuba. Durante a ação, os policiais elaboraram um Termo Circunstanciado de Infração Penal em desfavor do abordado, que deverá comparecer em audiência no Juizado Especial Criminal (Jecrim).

Com relação a parte administrativa, os militares informaram que será encaminhado ofício ao Instituto Água e Terra (IAT) para que sejam tomadas as medidas cabíveis.